O X Congresso Internacional de Agroecologia, “Agroecologias do Mundo: unidas para enfrentar as crises globais” acontece pela primeira vez em Portugal, entre esta segunda e sexta-feira (de 02 a 06 de setembro), pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV), através da Escola Superior Agrária.
Segundo a organização, a realização do X Congresso Internacional de Agroecologia em Portugal permite a inclusão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se reconhece deterem um trabalho muito relevante e reconhecido em agroecologia.
O evento será exclusivamente presencial, para promover os contactos entre as pessoas participantes, a criação de parcerias e a consolidação de redes. “Prevê-se que este evento reúna mais de 300 investigadores de todo o mundo (estão submetidos mais de 300 trabalhos em diversos formatos de apresentação)”, explica o IPV.
O congresso tem seis linhas temáticas: Práticas agroecológicas nas dinâmicas dos agroecossistemas multiterritoriais (construção, restauração, conservação); Políticas públicas agroecológicas no mundo: consonâncias e dissonâncias; Novas relações sociais equitativas e identitárias (de género, étnicas, geracionais, culturais); Mudança climática, pobreza económica e estratégias de sobrevivência; Isolamento geográfico e globalidade alimentar e Movimentos sociais agroecologia e emancipação coletiva (mecanismos de governança).