António Cabrita é o novo diretor de Programação do Teatro Viriato, em Viseu, sucedendo a Henrique Amoedo. É Intérprete de dança, coreógrafo, investigador artístico na área da dança, com diversos prémios e conhecedor do trabalho do Teatro Viriato.
De acordo com o Teatro Viriato, António Cabrita reconhece que a instituição tem contribuído para o seu percurso, “não apenas enquanto artista, mas também como público, pessoa, companheiro, pai e amigo”.
A escolha do Centro de Artes do Espectáculo de Viseu - Associação Cultural e Pedagógica (CAEV) por António M Cabrita surge após um processo de seleção que valorizou a experiência profissional e artística, o conhecimento do território em que o Teatro Viriato se insere, a capacidade de gestão de projetos artísticos, a valorização da missão da instituição e o espírito crítico necessário “para que o Teatro Viriato se possa afirmar cada vez mais no panorama nacional e internacional das artes performativas como um exemplo de serviço público”. “A nossa preocupação neste processo foi a de encontrar uma pessoa com qualidades humanas de excelência, disponível para revigorar este projeto em conjunto com a equipa profissional e especializada do Teatro Viriato e que conseguisse alavancar esta instituição para mais 25 anos e potenciar o território onde ela se insere”, afirma a direção do CAEV.
António Cabrita propõe-se a articular uma visão “para o futuro deste espaço único, em sintonia com a trajetória que ele já percorreu e com as vastas possibilidades de futuro”. Pretende colocar em prática uma proposta de direção de programação que cumpra a missão que o CAEV definiu para o projeto Teatro Viriato e que a amplie, através de uma abordagem que facilite “conexões entre diferentes disciplinas artísticas, comunidades e contextos culturais respondendo de forma ágil e relevante aos desafios e transformações da sociedade contemporânea”.
A viver há alguns anos em Viseu, António Cabrita inicia funções no dia 01 de outubro deste ano.
Foto: © Carlos Fernandes