No distrito de Viseu são quatro os concelhos que vão mudar de cor depois das eleições de domingo, dia 26 de setembro. Lamego, Nelas, Oliveira de Frades e Mortágua.
Francisco Lopes, que foi presidente da Câmara de Lamego durante três mandatos (entre 2005 e 2017) e encabeçou a lista da coligação do PSD/CDS-PP, regressa ao poder ao derrotar o socialista Ângelo Moura, que pretendia cumprir um segundo mandato.
Em Nelas, a coligação PSD/CDS-PP também conseguiu tirar a cadeira do poder ao PS. Desta forma, o vereador da oposição Joaquim Amaral sucede a Borges da Silva, que se tinha candidatado a um terceiro mandato.
Oliveira de Frades, que era a única câmara do país liderada pelo Nós, Cidadãos!, não resistiu a estas eleições autárquicas. A lista da coligação PSD/CDS-PP, encabeçada por João Valério, saiu vencedora.
No concelho de Mortágua, o PS conseguiu colocar o vereador da oposição Ricardo Pardal no poder, tendo beneficiado do facto de o PSD - que liderava o concelho, com José Júlio Norte - não ter apresentado candidato.