Deputados do PS questionam Governo sobre interrupção da ligação aérea Bragança-Portimão

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista questionou o Governo sobre a ligação aérea Bragança/Vila Real/Viseu/Cascais/Portimão. Os deputados pretendem que o Governo esclareça se vai permitir a interrupção da ligação aérea a partir de 01 de outubro, por dívida do Estado, como foi anunciado pelo Grupo Sevenair.
Numa pergunta dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, os deputados eleitos pelos círculos de Bragança, Vila Real, Viseu e Faro recordam que o Grupo Parlamentar questionou o Governo, no dia 03 de junho, sobre uma solução para garantir a ligação aérea Bragança-Portimão a partir de 8 de junho deste ano, de modo que não fosse interrompida até terminar o procedimento concursal autorizado pelo Governo anterior.
Em resolução do Conselho de Ministros, de 7 de fevereiro, foi autorizada a realização da despesa relativa à adjudicação da prestação de serviços aéreos regulares, em regime de concessão, na referida rota, até ao montante máximo de 13,5 milhões de euros, a que acresce o imposto sobre valor acrescentado.
Na resposta à pergunta dos parlamentares do PS, o Ministério das Infraestruturas e Habitação afirmava que o Governo “iria garantir a continuidade da ligação com efeitos a partir de 8 de junho, até ao término do procedimento pré-contratual em curso”.
No entanto, o Grupo Sevenair anunciou, esta semana, a interrupção a partir do próximo 01 de outubro da ligação aérea Bragança-Portimão alegando a “falta de pagamento do serviço pelo Estado, que tem uma dívida total de 3,8 milhões de euros".
Os deputados do PS consideram que “é inaceitável que o Governo não pugne pelo cumprimento de obrigações contratuais, comprometendo um serviço público essencial para as populações do Interior e para a coesão territorial”.

 

Publicado por: Irene Ferreira
2024-09-27 10:32:30

 

Foto: Município de Viseu

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Aviso laranja, devido à chuva, até às 18h00 deste domingo, na região de Viseu

Chuva forte e presistente colocam o distrito de Viseu com aviso laranja, este domingo (06 de outubro). Chuva que pode ser acompanhada de trovoada e vento mais forte nas terras altas.De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vigora até às 18h00 deste domingo.
A previsão aponta para chuva, por vezes intensa, para toda a semana, acompanhada de uma ligeira descida da temperatura, tanto da mínima como da máxima.

Local/Regional

Viseu: Gala Anim’Arte destingue personalidades das áreas artísticas,culturais e sociais, este sábado

A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) recebe na noite deste sábado (05 de outubro) a edição 32 da Gala Anim’Arte.
Uma iniciativa do Gicav (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu) que pretende homenagear e reconhecer a atividade cultural e artística da região e premiar quem se evidenciou, no último ano, nas mais diversas áreas artísticas, culturais e sociais.
Este ano são 21 as personalidades e entidades distinguidas na Gala Animarte. A 32.ª edição da Gala Anim’Arte vai ter lugar às 21h00.

Local/Regional

Tondela: Grande Rota do Caramulo encerra ciclo de percursos pedestres este domingo

É o final do calendário de percursos pedestres de 2024 promovido pela Câmara Municipal de Tondela, este domingo (06 de outubro). O ciclo de caminhadas encerra com a realização da Grande Rota do Caramulo.
O trilho, de 30 quilómetros, e que atravessa várias localidades das freguesias do Guardão e Castelões, tem início marcado para as 09h00, no Caramulo, junto ao museu da vila. 
De acordo com a autarquia de Tondela, a Grande Rota tem uma duração estimada de oito horas e um grau de dificuldade considerado médio e um desnível de mil metros. 2Pelo meio do percurso os caminheiros receberão reforços alimentares", refere. 
Este ano o calendário de percursos pedestres incluiu nove caminhadas que juntaram sempre largas centenas de participantes, muitas delas oriundas de fora do concelho. 
 

Local/Regional

Nelas: Canas de Senhorim veste-se à época medieval até domingo

A vila de Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, volta a recuar no tempo para servir de cenário a mais uma Feira Medieval. É a edição 32 que acontece entre esta sexta-feira e domingo (de 04 a 06 de outubro).
São várias as iniciativas previstas, desde a Ceia Medieval, os espetáculos de fogo, para além dos torneios a cavalo, o mercado medieval, danças à época, saltimbancos, exibição de aves, animação de rua, cortejos medievais, entre outras atrações.
Os visitantes vão ter ainda à disposição diversas tabernas e barracas, desde artesanato, joalharia, doces regionais e conventuais, produtos agrícolas frescos, bijuteria artesanal, bebidas tradicionais, entre outras ofertas.

Local/Regional

Viseu, acolhe, este sábado, a 5ª Gala dos Enfermeiros

A Secção Regional Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) vai realizar a 5ª Gala dos Enfermeiros, este sábado (05 de outubro), em Viseu, a partir das 18h00. Pelo quarto ano consecutivo, a Gala dos Enfermeiros volta a realizar-se na cidade viseense, no edifício Expocenter.
Num primeiro momento, a iniciativa conta com a distinção de vários membros em diversas categorias, pelo trabalho, empenho e dedicação enquanto enfermeiros/as. Além disso, e pela primeira vez, a SRCentro vai atribuir o Prémio Uma Voz pela Enfermagem, uma distinção que, nas palavras de Valter Amorim, presidente do Conselho Diretivo da SRCentro, “procura reconhecer e homenagear figuras públicas que, através do seu mediatismo, valorizam a enfermagem e os profissionais, dando uma voz em defesa de todos nós”.
De seguida, e no decorrer do jantar de gala, com diversos momentos musicais e de animação, irá decorrer a Cerimónia de Vinculação à Profissão. Serão entregues as Cédulas Profissionais aos recém-licenciados em Enfermagem e lido, em uníssono, o Juramento Profissional com o Bastonário, Luís Filipe Barreira. 

Local/Regional

Penalva do Castelo: Feira da Maçã Bravo de Esmolfe é este domingo (c/ áudio)

A maçã Bravo de Esmolfe volta a estar em destaque em mais uma feira dedicada ao fruto. Acontece este domingo (06 de outubro) em Esmolfe, no concelho de Penalva do Castelo. Devido aos incêndios que fustigaram a aldeia e grande parte do concelho, em meados de  setembro, a Feira da Maçã Bravo de Esmolfe sofreu algumas alterações. O trail foi cancelado, assim como a atuação de artistas convidados de fora do concelho, como explica o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho.
Diversos produtores do concelho marcam presença no certame, que também dá destaque ao vinho do Dão, ao queijo Serra da Estrela, mas também ao artesanato e outros produtos do concelho, como adianta o presidente da Câmara, Francisco Carvalho.
A par da feira está também prevista animação musical com dois grupos do concelho de Penalva do Castelo e, mais uma vez, o tradicional concurso Delícia Maçã Bravo de Esmolfe.