Eleições Europeias: o que deve saber sobre o voto antecipado?

Com as eleições europeias marcadas para o próximo dia 09 de junho, regressa também a possibilidade de aderir ao voto antecipado. Para tal, deverá inscrever-se no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação: doentes internados em estabelecimentos hospitalares e presos não privados de direitos políticos podem requerer até 20 de maio, o exercício do direito de voto antecipado.
A votação vai decorrer entre os dias 27 e 30 de maio.
Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar a intenção do exercício de direito de voto entre os dias 26 e 30 de maio, ocorrendo a votação no dia 02 de junho, nas freguesias do concelho.
Se por alguma razão não conseguir ir votar no dia 02 de junho, pode fazê-lo, sem qualquer problema, no dia 09.
Quanto aos eleitores deslocados no estrangeiro também podem votar antecipadamente junto das representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre os dias 28 e 30 de maio.

Saiba onde está recenseado:
No território nacional: www.recenseamento.mai.gov.pt ; através de SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento = aaaammdd Ex: RE 72386718 19820803 ou na Junta de Freguesia do local de residência.

No estrangeiro: www.recenseamento.mai.gov.pt; através de SMS para +351 962 171 000, com a mensagem RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento = aaaammdd Ex: RE 1444880 19531007

Publicado por: Irene Ferreira
2024-05-10 11:56:18

 

Foto: Freepik

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Tarouca: Hugo Sarmento integra a lista dos cientistas mais influentes do mundo em 2023

O Professor Doutor Hugo Sarmento, natural de Tarouca, subdiretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, foi reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo em 2023. Pelo segundo ano consecutivo, o Professor Hugo Sarmento é destacado nesta lista, evidenciando, segundo a autarquia de Tarouca, a alta qualidade da sua produção científica e fortalecendo a posição da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física no panorama global de investigação de excelência nas Ciências do Desporto. Numa nota à comunicação social, a Câmara Municipal refere que o reconhecimento integra o Professor Hugo Sarmento na lista dos 2% dos melhores investigadores a nível mundial. Uma lista elaborada, anualmente, por especialistas da Universidade de Stanford (EUA), sob a coordenação de John Ioannidis, atualmente colaborador da Universidade de Coimbra no projeto ERA Chair EXCELScIOR.
“Este é mais um motivo de grande orgulho para todos os tarouquenses, que continuam a marcar o mundo com a sua excelência e dedicação. Parabéns Professor Hugo Sarmento! O seu sucesso é motivo de orgulho para todos nós em Tarouca”, sublinha a autarquia.

Desporto

Rally: Hugo Lopes, de Viseu, venceu prova na Sardenha

No último fim-de semana, o piloto de Viseu, Hugo Lopes, e Valter Cardoso conquistaram a 1ª posição na Classe Rally4/R2 e a 2ª no TER 2WD, no Rally Terra Sarda, na Sardenha. Foi a 5ª prova do Tour European Rally, ao volante de um Peugeot 208 R2.
"Foi uma excelente experiência para nós. Num mês intenso de provas, realizar um Rali fora de portas com esta dimensão foi uma excelente oportunidade de mantermos o ritmo e ganhar bagagem para os desafios futuros. Os troços eram bastante técnicos e desafiantes, com muitas diferenças em relação aos que temos em Portugal", disse o piloto de Viseu.
Com organização da Scuderia Porto Cervo Racing a 12ª Edição do Rally Terra Sarda contou com mais de 90 participantes de diferentes nacionalidades.
A próxima prova é o Rallye Vidreiro, a última do Campeonato Portugal de Ralis, no próximo fim-de-semana (11 e 12 de outubro), entre os Municípios de Alcobaça, Marinha Grande e Pombal.

Local/Regional

Mangualde recebe encontro dos países que integram o projeto 'Residents of the Future' (c/ áudio)

Entre esta terça e quinta-feira (de 08 a 10 de outubro), Mangualde acolhe a reunião transnacional do projeto europeu "Residents of the Future" (Residentes do Futuro) URBACT IV.
O evento reúne representantes de nove cidades europeias, que compõem a rede de planeamento URBACT, para partilhar conhecimentos e discutir estratégias inovadoras que promovam a atração e retenção de habitantes, como explica João Pedro Cruz, vice-presidente da autarquia mangualdense.
Em Mangualde estão representantes de nove países europeus. Em cima da mesa estão assuntos transversais a todos os participantes, desde a habitação, marketing das cidades, investimentos, entre outras temáticas.
Mangualde é o único concelho do país que integra o projeto europeu “Residents of the future”. No arranque do projeto foi constituído em Mangualde um Grupo Local para estudar a problemática do despovoamento e as possíveis soluções.  O grupo de trabalho é constituído por representantes de toda a comunidade mangualdense e das suas instituições. Segundo João Pedro Cruz, é fundamental o envolvimento da comunidade.
A primeira sessão, esta  terça-feira, acontece no Solar de Almeidinha, onde os representantes das cidades participantes do projeto fazem o ponto de situação do projeto.
Da parte da tarde decorre uma sessão de formação sobre City Branding e Marketing. Neste dia estarão ainda em foco as boas práticas de Mangualde. Os representantes das cidades europeias participantes na reunião vão ter a oportunidade de visitar a ETAR de Cubos, uma infraestrutura de tratamento de água que se destaca como exemplo de economia circular, e o CCOM – Centro de Coordenação Operacional Municipal, um centro de coordenação da Proteção Civil contra condições meteorológicas extremas. 
Na quarta-feira, as atividades decorrem na Quinta da Cerca, onde será realizado um workshop focado na utilização do património, cultura e turismo como ferramentas para melhorar a qualidade de vida e atratividade urbana, conduzido pelos representantes de Plasencia (Espanha). Ainda neste dia terá lugar uma sessão de formação sobre Atração de Investimentos e uma mesa-redonda em formato World Café, onde os participantes discutirão estratégias habitacionais para aumentar a disponibilidade de habitação e atrair e reter novos residentes.
O projeto tem financiamento no valor global de mais de 827 mil euros, é liderado pela cidade de Šibenik, na Croácia. Para além de Mangualde, fazem parte da rede as cidades de Alba Lulia (Roménia), Saldus, (Letónia), Plasencia (Espanha), Lisalmi (Findândia), Saint-Quentin (França), Comune di Mantova (Itália) e Trebinje (Bósnia e Herzegovina).

Local/Regional

Lamego: Alberto Almeida apresentou o livro 'A Caminho da 1ª República em Portugal'

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lamego acolheu na tarde de sábado, 05 de outubro, a apresentação pública do livro “A Caminho da 1ª República em Portugal”, a primeira obra dedicada a este período histórico da autoria de Alberto de Jesus Almeida.
O livro aborda "o emergente regime republicano implantado em Portugal na épica manhã de 5 de outubro de 1910, derrubando um regime que há oitocentos anos ocupava o poder em Portugal". 
Para celebrar a Implantação da República o momento musical foi assegurado pelo Grupo de Cavaquinhos, Vozes e Viola da Universidade Sénior Jerónimo Cardoso.
Professor de profissão, Alberto de Jesus Almeida é licenciado pela Escola Superior de Educação de Viseu, Mestre em Administração Escolar pela Universidade Católica e Doutorado pela Universidade de Salamanca em Teoria e História da Educação. Atualmente é Diretor do Museu Pedagógico de Lamego. 
O fará a apresentação do próximo livro "Revisitação da Lenda da Princesa Ardínia e do Cavaleiro Don Tedo por Terras de Lamego" no Teatro Ribeiro Conceição, no próximo dia 27 de outubro.

 

Local/Regional

Viseu: Escola Superior de Saúde acolhe congresso sobre Investigação em cuidados de saúde

O Auditório Carlos Pereira, na Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), recebe, esta segunda e terça-feira (07 e 08 de outubro), o I Congresso Internacional – Investigação, Formação e Práticas em cuidados de saúde: a formar profissionais de excelência.
A iniciativa decorre no seguimento das comemorações dos 50 anos da ESSV. “Visa proporcionar um espaço de reflexão sobre o percurso de 50 anos da ESSV e preconiza ainda a partilha das mais recentes evidências procedentes de Pesquisa Científica e de Boas Práticas em Ciências da Saúde e da Enfermagem, produzidas a nível nacional e internacional, por forma a fomentar comunidades saudáveis”, explica a organização.
Esta segunda-feira fica ainda marcada pela inaugurada da exposição “História da Enfermagem”, sob a Curadoria do Prof. Luís Condeço.

Local/Regional

Projeto de distribuição de roupa hospitalar melhora serviço do Hospital de Viseu. Queixas diminuiram

Os Serviços Gerais e Hoteleiros da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) apresentaram, no Fórum de Inovação e Tecnologia em Saúde, em Lisboa, os resultados do projeto “Distribuição de Roupa Hospitalar - Melhoria de Processo”, vencedor da 1ª edição da Bolsa José Nogueira da Rocha, em 2023. 
Marlene Lopes, diretora do serviço, destacou que a implementação do projeto, há menos de um ano, contribui para uma maior eficiência na distribuição da roupa hospitalar, garantindo que esta fosse entregue no local, na quantidade e no tempo certos, melhorando a qualidade dos serviços prestados.
A responsável refere que as reclamações dos profissionais reduziram em 80 por cento.
Depois de implementado o projeto de melhoria da distribuição da roupa hospitalar, o modelo de distribuição e o funcionamento do armazém também foram, segundo Marlene Lopes, melhorados.
Os próximos passos do Serviços Gerais e Hoteleiros da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões incluem a melhoria da precisão do inventário e a eficiência logística, bem como a aquisição de almofadas impermeáveis, visando a otimização de recursos e a eficiência operacional.