A edição deste ano da Feira de São Mateus, que decorreu entre 04 de agosto e 21 de setembro, registou o maior número de sempre de entradas, fixando-se em 1.271.848, o que equivale a uma média de 25.956 pessoas por dia no recinto.
Segundo a organização, houve um aumento de 40% no volume total de vendas, sendo que 25% da faturação de bilheteira foi realizada online e com vendas efetuadas em mais de dez países da Europa e da América do Sul.
O balanço da feira foi feito esta terça-feira (27 de setembro).
“Para além de inúmeros espetáculos musicais, com artistas de renome nacionais e internacionais, ao longo dos 49 dias da feira, realizaram-se diversas atividades desportivas, que contaram com a adesão de mais de cinco mil participantes, em que se destacam o Constálica Rallye Vouzela e Viseu, o 24ª Torneio Internacional de Andebol de Viseu, a 39ª Meia Maratona de Viseu e o 1º Torneio de Paddel da Feira de São Mateus”, refere a autarquia viseense.
Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal, refere que “não poderíamos estar mais satisfeitos com o balanço desta nova edição da Feira de São Mateus, que foi um sucesso a vários níveis”.
Para Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora, “a edição 2022 da Feira de São Mateus foi, sem dúvida alguma, uma aposta ganha em todas as frentes e isso deixa-nos imensamente satisfeitos e com a certeza de que vamos continuar a querer fazer cada vez mais e melhor. Para isso, estamos já a planear a Feira do próximo ano. A aposta vai passar por garantir a certificação da Feira como o 1º evento sustentável deste género no país”.
Pedro Alves adiantou que “temos o dever de criar novos hábitos a quem nos visita e a Feira de São Mateus poderá ser um veículo pedagógico, em termos ambientais”. Em relação à edição que agora terminou, o presidente da Viseu Marca adiantou também que “foi a primeira sem gastos públicos, já que não requereu qualquer contrapartida financeira por parte da Câmara Municipal de Viseu e alcançou um resultado que permitirá à Viseu Marca executar o seu plano de atividades para o marketing territorial e branding durante o resto no ano, mitigando o efeito da sazonalidade das atividades”.