Desde esta quinta-feira (09 de novembro) e até ao final deste mês de novembro, o Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) voltou a assegurar a resposta da Via Verde Coronária 24h/dia. De referir que no dia 1 de novembro, a unidade hospitalar viu-se obrigada a ativar um Plano de Contingência face à incapacidade de preencher as escalas do serviço noturno das especialidades de Cirurgia Geral e Ortopedia, bem como na Via Verde Coronária em 12 dias interpolados.
Agora, a resposta da Via Verde Coronária volta a estar disponível durante a noite, devido, segundo o Centro Hospitalar, à disponibilidade dos médicos do Laboratório de Hemodinâmica do Serviço de Cardiologia para continuarem a realizar trabalho suplementar para além do legalmente exigido.
O Hospital de Viseu refere, ainda em comunicado, que se mantém o Plano de Contingência, na medida em que ainda não houve reversão da indisponibilidade dos médicos de Cirurgia Geral e de Ortopedia que possibilite assegurar equipas completas no período noturno.
“Contudo é importante realçar que, e ao contrário do que foi por vezes referido, a Urgência Polivalente do CHTV está aberta à população nas 24 horas, assegurando o atendimento de todos os doentes emergentes, urgentes e não-urgentes”, explica.
Não havendo equipas completas de Cirurgia Geral e Ortopedia não é possível, ao hospital, garantir a realização de cirurgias no período noturno, “o que tem implicado um número muito residual de transferências de doentes urgentes para o CHUC, num valor médio de um doente por dia”.
“Todas as situações de emergência médica com risco de vida serão sempre abordadas em equipa multiprofissional com a participação das diversas especialidades, no estrito respeito dos referenciais ético-deontológicos e cumprindo o dever de auxílio, não havendo nenhuma razão para alarme social”, acrescenta.