O piloto de Viseu, Hugo Lopes, acompanhado por Valter Cardoso, precisa apenas de fazer o arranque na prova transibérica, Rali da Água - Chaves e Verín (12,13 e 14 de setembro), para festejar a conquista da Peugeot Rally Cup Portugal.
Depois do resultado na última prova do campeonato, Hugo Lopes chega à penúltima prova também com aspirações de lutar pelo título entre os concorrentes de 2 rodas motrizes: "O nosso objetivo para 2024 é claro, vencer a Peugeot Rally Cup Portugal e Peugeot Rally Cup Iberia. O Campeonato de Portugal também é possível e vamos continuar a fazer o nosso trabalho da mesma maneira para vencer em Chaves e Verín", refere.
Mas antes da prova, o Embaixador de Viseu, Cidade Europeia do Desporto em 2024, particiipa como convidado neste fim-de-semana (06 a 08 de setembro) no Caramulo Motorfestival. Como o próprio refere "é muito gratificante participar em vários eventos do desporto automóvel na minha região e manter-me ativo depois da pausa de Verão. Depois do último contacto com o Peugeot 208 Rally4 no Rali Vinho da Madeira acredito que assim será ainda mais fácil regressar ao ritmo competitivo".
Em relação às características da prova, Hugo Lopes refere que "o esquema do rali será praticamente novidade mas acredito que pelas regiões onde se disputa terá semelhanças com os troços de 2023. Troços rápidos com um asfalto que por vezes apresenta muitos ressaltos e diferentes tipos de aderência. Veremos se a meteorologia quererá fazer jus ao nome do rali e tornar a prova ainda mais desafiante como em 2023"
No dia 12 de setembro, véspera do início do rali, o público terá oportunidade de conhecer pilotos e máquinas durante a sessão de autógrafos junto ao Posto de Turismo do Alto Tâmega em Chaves.
A manhã do dia 13 de setembro estará reservada para o Qualifying e Shakedown. O arranque oficial da prova será dado durante a tarde na cidade galega de Verín, seguindo-se três classificativas disputadas entre Portugal e Espanha.
No sábado, dia 14 de setembro, os concorrentes realizarão dupla passagem pelas classificativas de Eurocidade, Verín e Chaves, antes do encerramento com a City Stage no centro de Chaves e a cerimónia de pódio.