Legislativas: Costa apela a mobilização de militantes para levar indecisos a votar

O secretário-geral do PS apelou este sábado, dia 22 de janeiro, em Viseu, a que os militantes socialistas não “descansem nem um segundo” para “chamar a votar todos aqueles que ainda estão indecisos”, sustentando que uma vitória do PS é uma “vitória de todos os portugueses”.
“Peço a todos e a todas que não descansem nem um segundo ao longo da próxima semana. Temos que chamar a votar todos aqueles que ainda estão indecisos, e a quem temos de esclarecer e explicar, e explicar, e explicar, o que é que está em causa nestas eleições”, referiu António Costa num comício na cidade viseense.
O líder socialista apelou a uma mobilização junto de familiares, colegas, vizinhos e desconhecidos para “garantir uma grande vitória do PS” nas próximas eleições legislativas.
“Porque a vitória do PS é a vitória dos pensionistas que têm direito a um aumento extraordinário das pensões, a vitória do PS é a vitória das famílias que têm direito a ver reduzido já o IRS, é a vitória de todas as empresas que querem ver já terminado o pagamento especial por conta, é a vitória de todos aqueles que querem um SNS tendencialmente gratuito, é a vitória daqueles que querem defender e não deixam ceder na existência de um sistema de Segurança Social público para todas e todos os portugueses”, frisou.
O também primeiro-ministro indicou assim que uma vitória socialista é “uma vitória de todas e de todos os portugueses”.
Num discurso maioritariamente composto por críticas ao PSD, António Costa defendeu que “há uma escolha fundamental a fazer nestas eleições”: “É se continuamos a avançar com o PS ou se voltamos a recuar com o PSD”, frisou.
Comparando o trajeto do seu Governo, que começou em 2015, e o do Governo do PSD e CDS, liderado por Pedro Passos Coelho, entre 2011 e 2015, António Costa frisou que, quando iniciou a governação, “a taxa de desemprego era de 12,8%”.
“Hoje, mesmo depois de termos atravessado e de estarmos a atravessar uma pandemia brutal, a taxa de desemprego já está nos 6,4%, metade daquela que estava em 2015 quando nós chegámos ao Governo”, sublinhou.
Continuando com a comparação, o líder socialista abordou ainda o crescimento económico para referir que, em 2015, a economia cresceu 1,8%, enquanto que, entre 2016 e 2019, “passou a crescer em média 2,8% e, mais importante, voltou a crescer acima e mais rápido que o conjunto da União Europeia e, em especial, o conjunto da zona euro”.
“Falam muito de rendimentos, mas a verdade é só uma: nos quatro anos de governação do PSD/CDS, o salário mínimo nacional durante esses quatro anos subiu 20 euros. (…) Este ano, de 2021 para 2022, só neste ano subiu quarenta euros. (…) Ao longo destes seis anos, subiu dez vezes mais do que subiu durante o tempo do PSD e do CDS: subiu 200 euros”, disse.

Publicado por: Irene Ferreira
2022-01-23 18:27:03

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Município de Sátão comemorou o Dia Internacional do Idoso com viagem a Caminha

No âmbito do Dia Internacional do Idoso, o Município de Sátão levou os seniores do concelho a Caminha, Vila Praia de Âncora, no domingo (06 de outubro). Um passeio que a autarquia promove todos os anos com o objetivo de assinalar a data e proporcionar aos participantes “um dia diferente com muita alegria e boa disposição”.
Segundo a autarquia, este ano, vinte e cinco autocarros com cerca de mil e trezentas pessoas viajaram até à Quinta do Cruzeiro, onde foi servido o almoço e o lanche, acompanhados por animação musical com baile.
Com a instabilidade atmosférica que se fez sentir ao longo de todo o dia, para proteção e segurança dos seniores participantes, a Missa foi realizada na Quinta do Cruzeiro e não na Igreja Matriz de Caminha, como estava inicialmente previsto. A cerimónia foi presidida pelo Padre Eurico Sousa, Pároco das Paróquias de São Miguel de Vila Boa e de Rio de Moinhos. 

Local/Regional

Tarouca: Hugo Sarmento integra a lista dos cientistas mais influentes do mundo em 2023

O Professor Doutor Hugo Sarmento, natural de Tarouca, subdiretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, foi reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo em 2023. Pelo segundo ano consecutivo, o Professor Hugo Sarmento é destacado nesta lista, evidenciando, segundo a autarquia de Tarouca, a alta qualidade da sua produção científica e fortalecendo a posição da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física no panorama global de investigação de excelência nas Ciências do Desporto. Numa nota à comunicação social, a Câmara Municipal refere que o reconhecimento integra o Professor Hugo Sarmento na lista dos 2% dos melhores investigadores a nível mundial. Uma lista elaborada, anualmente, por especialistas da Universidade de Stanford (EUA), sob a coordenação de John Ioannidis, atualmente colaborador da Universidade de Coimbra no projeto ERA Chair EXCELScIOR.
“Este é mais um motivo de grande orgulho para todos os tarouquenses, que continuam a marcar o mundo com a sua excelência e dedicação. Parabéns Professor Hugo Sarmento! O seu sucesso é motivo de orgulho para todos nós em Tarouca”, sublinha a autarquia.

Desporto

Rally: Hugo Lopes, de Viseu, venceu prova na Sardenha

No último fim-de semana, o piloto de Viseu, Hugo Lopes, e Valter Cardoso conquistaram a 1ª posição na Classe Rally4/R2 e a 2ª no TER 2WD, no Rally Terra Sarda, na Sardenha. Foi a 5ª prova do Tour European Rally, ao volante de um Peugeot 208 R2.
"Foi uma excelente experiência para nós. Num mês intenso de provas, realizar um Rali fora de portas com esta dimensão foi uma excelente oportunidade de mantermos o ritmo e ganhar bagagem para os desafios futuros. Os troços eram bastante técnicos e desafiantes, com muitas diferenças em relação aos que temos em Portugal", disse o piloto de Viseu.
Com organização da Scuderia Porto Cervo Racing a 12ª Edição do Rally Terra Sarda contou com mais de 90 participantes de diferentes nacionalidades.
A próxima prova é o Rallye Vidreiro, a última do Campeonato Portugal de Ralis, no próximo fim-de-semana (11 e 12 de outubro), entre os Municípios de Alcobaça, Marinha Grande e Pombal.

Local/Regional

Mangualde recebe encontro dos países que integram o projeto 'Residents of the Future' (c/ áudio)

Entre esta terça e quinta-feira (de 08 a 10 de outubro), Mangualde acolhe a reunião transnacional do projeto europeu "Residents of the Future" (Residentes do Futuro) URBACT IV.
O evento reúne representantes de nove cidades europeias, que compõem a rede de planeamento URBACT, para partilhar conhecimentos e discutir estratégias inovadoras que promovam a atração e retenção de habitantes, como explica João Pedro Cruz, vice-presidente da autarquia mangualdense.
Em Mangualde estão representantes de nove países europeus. Em cima da mesa estão assuntos transversais a todos os participantes, desde a habitação, marketing das cidades, investimentos, entre outras temáticas.
Mangualde é o único concelho do país que integra o projeto europeu “Residents of the future”. No arranque do projeto foi constituído em Mangualde um Grupo Local para estudar a problemática do despovoamento e as possíveis soluções.  O grupo de trabalho é constituído por representantes de toda a comunidade mangualdense e das suas instituições. Segundo João Pedro Cruz, é fundamental o envolvimento da comunidade.
A primeira sessão, esta  terça-feira, acontece no Solar de Almeidinha, onde os representantes das cidades participantes do projeto fazem o ponto de situação do projeto.
Da parte da tarde decorre uma sessão de formação sobre City Branding e Marketing. Neste dia estarão ainda em foco as boas práticas de Mangualde. Os representantes das cidades europeias participantes na reunião vão ter a oportunidade de visitar a ETAR de Cubos, uma infraestrutura de tratamento de água que se destaca como exemplo de economia circular, e o CCOM – Centro de Coordenação Operacional Municipal, um centro de coordenação da Proteção Civil contra condições meteorológicas extremas. 
Na quarta-feira, as atividades decorrem na Quinta da Cerca, onde será realizado um workshop focado na utilização do património, cultura e turismo como ferramentas para melhorar a qualidade de vida e atratividade urbana, conduzido pelos representantes de Plasencia (Espanha). Ainda neste dia terá lugar uma sessão de formação sobre Atração de Investimentos e uma mesa-redonda em formato World Café, onde os participantes discutirão estratégias habitacionais para aumentar a disponibilidade de habitação e atrair e reter novos residentes.
O projeto tem financiamento no valor global de mais de 827 mil euros, é liderado pela cidade de Šibenik, na Croácia. Para além de Mangualde, fazem parte da rede as cidades de Alba Lulia (Roménia), Saldus, (Letónia), Plasencia (Espanha), Lisalmi (Findândia), Saint-Quentin (França), Comune di Mantova (Itália) e Trebinje (Bósnia e Herzegovina).

Local/Regional

Lamego: Alberto Almeida apresentou o livro 'A Caminho da 1ª República em Portugal'

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lamego acolheu na tarde de sábado, 05 de outubro, a apresentação pública do livro “A Caminho da 1ª República em Portugal”, a primeira obra dedicada a este período histórico da autoria de Alberto de Jesus Almeida.
O livro aborda "o emergente regime republicano implantado em Portugal na épica manhã de 5 de outubro de 1910, derrubando um regime que há oitocentos anos ocupava o poder em Portugal". 
Para celebrar a Implantação da República o momento musical foi assegurado pelo Grupo de Cavaquinhos, Vozes e Viola da Universidade Sénior Jerónimo Cardoso.
Professor de profissão, Alberto de Jesus Almeida é licenciado pela Escola Superior de Educação de Viseu, Mestre em Administração Escolar pela Universidade Católica e Doutorado pela Universidade de Salamanca em Teoria e História da Educação. Atualmente é Diretor do Museu Pedagógico de Lamego. 
O fará a apresentação do próximo livro "Revisitação da Lenda da Princesa Ardínia e do Cavaleiro Don Tedo por Terras de Lamego" no Teatro Ribeiro Conceição, no próximo dia 27 de outubro.

 

Local/Regional

Viseu: Escola Superior de Saúde acolhe congresso sobre Investigação em cuidados de saúde

O Auditório Carlos Pereira, na Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), recebe, esta segunda e terça-feira (07 e 08 de outubro), o I Congresso Internacional – Investigação, Formação e Práticas em cuidados de saúde: a formar profissionais de excelência.
A iniciativa decorre no seguimento das comemorações dos 50 anos da ESSV. “Visa proporcionar um espaço de reflexão sobre o percurso de 50 anos da ESSV e preconiza ainda a partilha das mais recentes evidências procedentes de Pesquisa Científica e de Boas Práticas em Ciências da Saúde e da Enfermagem, produzidas a nível nacional e internacional, por forma a fomentar comunidades saudáveis”, explica a organização.
Esta segunda-feira fica ainda marcada pela inaugurada da exposição “História da Enfermagem”, sob a Curadoria do Prof. Luís Condeço.