Mangualde: F7 Mobile com novas instalações (com áudio)
A loja F7Mobile, em Mangualde mudou de instalações. Agora está no Largo do Rossio, nº 122. O novo espaço foi inaugurado esta segunda-feira (05 de julho).
Ouça a reportagem da Rádio Dão Digital
“Serei o que me deres…que seja amor” é o tema do o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, assinalado em abril, em Mangualde.
Numa parceria entre o município de Mangualde e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Mangualde, estão previstas diversas as ações integradas na campanha de sensibilização. O objetivo passa por alertar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos.
O arranque da campanha está marcado para sábado, dia 01 de abril, com a divulgação de uma mensagem do presidente da CPCJ de Mangualde, Fernando Espinha, e do presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida.
A partir de sábado e até dia 30 de abril, os edifícios públicos do município de Mangualde são iluminados de azul.
Em parceria com o Projeto Bons Velhos Tempos, as IPSS do concelho de Mangualde vão produzir “Malhas Protetoras”, que serão expostas durante o mês no Jardim do Rossio, onde também se vão poder encontrar mensagens alusivas ao tema, criadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
Será ainda divulgada a história do Laço Azul nas escolas do Agrupamento de Mangualde. Os comerciantes do município são também convidados a ter um papel fundamental para a sensibilização da comunidade local, através da decoração das montras em cor azul.
No período de 17 a 21 de abril, é assinalada a Semana Azul, onde a comunidade escolar e as IPSS é sensibilizada para a temática, com a História do Laço Azul e realização de atividades, o Calendário dos Afetos e a exploração do livro “Livro Azul”, a apresentação do Livro “O Rapaz Que Voou Até Ao Mar” e a leitura encenada/dramatizada do livro “Cuida Bem de Mim!”.
No dia 20 de abril, decorre a palestra “Agarra o Teu Futuro! Tu e os outros!” – O papel das emoções e das (in)decisões na tua vida”, dinamizada pelos 5 Sentidos, dirigida aos alunos do secundário da Escola Secundária Felismina Alcântara.
No dia 28 de abril, toda a comunidade escolar é convidada a vestir uma peça de roupa azul, e será ainda construído um laço azul humano nas Escolas do Agrupamento de Escolas e nas IPSS.
O restaurante Mesa de Lemos, localizado em Silgueiros, no concelho de Viseu, foi premiado com o Garfo de Ouro. Galardão atribuido durante os prémios do “Guia Boa Cama Boa Mesa”.
Da região centro de Portugal, também o Rei dos Leitões, na Medalha, foi distinguido com o Garfo de Ouro.
O Centro de Portugal esteve em evidência nos prémios do “Guia Boa Cama Boa Mesa”, que distinguiram cinco hotéis e dois restaurantes situados na região. Segundo a lista revelada pelo guia do jornal "Expresso", o Centro de Portugal recebeu três Chaves de Ouro, duas Chaves de Prata e dois Garfos de Ouro.
Nos alojamentos, a Chave de Ouro foi atribuída ao Areias do Seixo (Mexilhoeira, Torres Vedras), à Casas do Côro (Marialva, Mêda) e ao Rio do Prado (Arelho, Óbidos). Com a Chave de Prata, foram premiados a Casa de São Lourenço (Manteigas) e o Luz Charming Houses (Fátima, Ourém).
Para assinalar duas décadas de publicação, o “Guia Boa Cama Boa Mesa” decidiu ainda atribuir uma distinção especial “Mérito 20 Anos” aos alojamentos e restaurantes presentes em todas as edições desde 2003. Na região Centro de Portugal, foram distinguidos nove estabelecimentos que cumprem esse critério.
Assim, o prémio “Mérito 20 Anos” foi atribuído a quatro unidades de alojamento – Hotel Moliceiro (Aveiro), Pousada Convento de Belmonte (Belmonte), Pousada Castelo de Óbidos (Óbidos) e Quinta das Lágrimas Palace (Coimbra) – e a cinco restaurantes da região: 3 Pipos (Tondela), A Lúria (Tomar), Chico Elias (Tomar), Tia Alice (Ourém) e Vallécula (Guarda).
As Termas de Sangemil, em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, reabrem ao público no sábado (01 de abril) e mantêm-se abertas até 30 de novembro.
Em 2022, passaram pela estância termal 662 aquistas. Os indicadores estatísticos apontam para uma subida de 27% no número de termalistas. Pelo complexo
passaram 294 clientes no terceiro trimestre do ano, 165 no segundo e 163 no quarto trimestre de 2022.
Segundo a autarquia de Tondela, as termas foram procurada sobretudo para o chamado termalismo terapêutico. Quatrocentos e vinte e seis pessoas escolheram Sangemil para
fazerem este género de curas, o que representa um crescimento de cerca de 5%. "O aumento mais expressivo registou-se na vertente de bem-estar, que subiu 139%, com 196 clientes", refere acrescentando que no ano passado, as Termas de Sangemil faturaram 119 mil euros, mais 10% do que em 2021, sendo que a maior parte deste montante fica a dever-se ao termalismo clássico.
As termas estão vocacionadas para o tratamento de doenças reumatológicas e músculo-esqueléticas e ainda das vias respiratórias, como sinusite, rinite, faringite ou bronquite.
As Termas São Pedro do Sul vão promover o Programa de Termalismo Júnior entre sábado, dia 01, e 08 de abril. O programa é destinado às crianças e tem como objetivo promover a saúde dos mais pequenos através de tratamentos termais específicos para a idade.
Além disso, "o programa inclui uma oferta de um peluche, que as crianças poderão levar consigo como recordação da estadia nas Termas São Pedro do Sul", refere a autarquia. "Para além dos tratamentos termais, haverá ainda uma programação infantil com várias atividades destinadas às crianças, incluindo jogos, oficinas criativas, pinturas faciais, entre outras", acrescenta.
Segundo a Câmara Municipal, todas as atividades do programa de termalismo júnior foram pensadas para promover a alegria e a ocupação dos tempos livres das crianças, proporcionando-lhes momentos de diversão e aprendizagem. As mascotes das Termas São Pedro do Sul também estarão presentes para animar os mais pequenos e tornar a sua estadia ainda mais inesquecível.
Protesto dos funcionários judiciais sem fim à vista. Os funcionários afetos à Comarca de Viseu reuniram em plenário e decidiram que a greve é para manter para além do dia 15 de abril.
Aliás, segundo Luis Barros do Sindicato dos Funcionários Judiciais, a luta vai intensificar-se a partir de abril.
O sindicalista diz não entender a falta de abertura do Ministério da Justiça perante as reivindicações dos funcionários judiciais, que se baseiam na necessidade de mais funcionários, promoções na carreira, entre outras.
A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, em Nelas, tem patente nova exposiçãao. Até dia 15 de abril está disponivel a mostra "Luzes".
A exposição é composta por diversos painéis de fotografia artística da autoria de José Santos e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 18h00 e aos sábados das 14h30 às 18h00.