Ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, está reunido, na manhã desta quarta-feira (18 de setembro) com autarcas da região de Viseu.
A reunião decorre em Mangualde, um dos concelhos afetados pelos incêndios nas últimas 48 horas.
À entrada para a reunião, o ministro disse aos jornalistas que é necessário ouvir os autarcas sobre as necessidades, nomeadamente sobre a recuperação das habitações, empresas e infraestruturas. Manuel Castro Almeida sublinha que é necessário proximidade com o território afetado e rapidez na resolução dos problemas.
O ministro acrescenta que o Governo tem um desafio pela frente para não permitir que aconteçam fraudes envolvendo os apoios que vão ser disponibilizados.
Perante o ministro-adjunto e da Coesão Territorial, o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, referiu que ainda não é possível à autarquia avançar com números concretos da destruição no concelho, uma vez que ainda há frentes ativas de fogo. O autarca fala em habitações, empresas agrícolas e terrenos afetados.
Na reunião desta quarta-feira, com o ministro-adjunto e da Coesão Territorial, estão diversos autarcas da região, como Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Vila Nova de Paiva, Carregal do Sal, Castro Daire, assim como a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, a CCDR Centro, Instituto da Consrvaçãao da Natureza e Florestas (ICNF) e diversos secretários de Estado.
Foto: Dão Digital