O Município de Mangualde já lançou a aplicação (APP) MOVMangualdeAPP que permite, entre outras funcionalidades, visualizar no telemóvel, em tempo real, os lugares de estacionamento disponíveis no centro da cidade de Mangualde. A aplicação está inserida no projeto SmartParking (estacionamento inteligente) que inclui a sensorização de cerca de 550 lugares.
Os sensores foram colocados em lugares individuais e parques de estacionamento, localizados no centro da cidade, onde existe maior dificuldade para deixar a viatura.
“A aplicação móvel é uma componente muito importante deste projeto, uma vez que, através da tecnologia, na palma da mão, será muito mais simples e fácil estacionar, revelando-se um forte contributo para a neutralidade carbónica”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida.
Além da aplicação, foram também instalados, nas entradas da cidade, cinco painéis de informação. “Após uma fase de testes bem-sucedida, estes equipamentos informativos já se encontram operacionais e também mostram, em tempo real, as diversas zonas de estacionamento e a respetiva disponibilidade de lugares”, assegura o autarca.
“O facto de sabermos, em tempo real, a disponibilidade de estacionamento, irá contribuir para a diminuição de tráfego na zona central da cidade, encurtar o tempo de deslocação entre lugares e veremos reduzida a emissão de CO2. Além disso, haverá ganhos para a saúde da população, uma vez que acreditamos e que também será possível baixar os níveis de ansiedade e stress”, argumenta Marco Almeida.
Atendendo às preocupações do Município com aspetos inclusivos, foram também sensorizados 22 lugares de mobilidade reduzida, que também estão assinados na aplicação móvel.
“Este projeto não descurou o comércio tradicional, que pretendemos cada vez mais dinâmico, por isso foram contemplados 28 lugares de cargas e descargas, equipados com sensores, que otimizam, em tempo real, a disponibilidade de estacionamento dos veículos que transacionam mercadorias, um fator que realça o empreendedorismo e inovação do projeto”, afirma Marco Almeida.
Com a implementação deste projeto não houve qualquer alteração em relação ao número de zonas pagas, que se mantêm as mesmas. O investimento do “SmartParking” de 319 mil euros, foi cofinanciado em 85 por cento pelo FEDER, no âmbito das Smartcities, enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Mangualde.
Esta app, disponível em Android https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.parkear.mangualde e em IOS: https://apps.apple.com/us/app/movmangualdeapp/id6479364019