A cidade de Mangualde vai acolher, no sábado (21 de setembro), a iniciativa “Viagem pelo Clima”. Um projeto promovida pela Get2C, ao qual Mangualde se associou, com o objetivo de promover ações de consciencialização sobre as alterações climáticas e os desafios enfrentados pelas comunidades na adaptação a um futuro mais sustentável. A iniciativa está a percorrer, até 01 de outubro, oito municípios parceiros.
Durante a viagem, a Equipa Ar, Equipa Terra e Equipa Água promovem atividades que permitem à população refletir sobre o impacto das escolhas no clima e na vida comunitária, enfrentando diversos desafios em cada município.
Mangualde acolhe a Equipa Ar, no sábado, com o desafio “Mangualde? Já precisa de balde!”.
De acordo com a organização, consiste numa atividade interativa e educativa que pretende sensibilizar a comunidade mangualdense sobre a importância da separação correta e posterior entrega dos bio resíduos de forma a garantir o sucesso do projeto piloto a ser implementado.
“Os participantes irão ter de passar por diferentes estações onde aprenderão sobre a definição de bio resíduos e a importância de sua gestão adequada. Esta ação visa apoiar a divulgação do projeto piloto de recolha porta a porta de bio resíduos no município”, explica.
Os principais objetivos do desafio são sensibilizar a comunidade para a importância da separação e entrega dos bio resíduos. Divulgar o projeto piloto de recolha porta a porta de bio resíduos em Mangualde. Promover a participação ativa da sociedade civil em iniciativas ambientais. Criar uma atividade lúdica que envolva diferentes faixas etárias, promovendo a educação ambiental de forma divertida.
As três equipas Ar, Terra e Água vão executar diferentes rubricas para impactar o município. Na Rota da Sustentabilidade Municipal vão desafiar os negociantes locais a calcular a sua pegada de carbono através da aplicação Get2ZeroforPeople. Na rubrica Climate Stories, as equipas vão visitar e entrevistar pessoas e entidades locais que se destacam pela sua contribuição para a sustentabilidade.
A equipa que vencer a competição terá a oportunidade de viajar até ao Azerbaijão, em novembro deste ano, e participar na COP 29, a conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.