O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, acompanhado pelo Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e pela Presidente da CCDRC Centro, Isabel Damasceno, visitou o Município de Nelas, na quarta-feira (25 de setembro). Os governantes percorreram algumas localidades do concelho afetadas pelos recentes incêndios florestais.
Joaquim Amaral, presidente da Câmara Municipal, aludiu à extensão dos prejuízos registados que afetaram as freguesias de Senhorim, Nelas, Canas de Senhorim e Lapa do Lobo. Incêndios que causaram danos “profundos” em anexos agrícolas, tratores e alfaias, viaturas, apiários, árvores de frutos, vinhas, olivais, lenha, produtos agrícolas, vias públicas, caminhos florestais, trilhos pedestres, área pastorícia e infraestruturas desportivas.
O ministro da Agricultura e Pescas afirmou que o Governo está empenhado em prestar apoio a todas as pessoas afetadas pelos incêndios florestais e a usar todos os Fundos Europeus possíveis e os recursos do Orçamento Nacional para, no mais curto espaço de tempo, apoiar aqueles que sofreram. José Manuel Fernandes assegurou também que, na próxima semana, o Governo começa a pagar a alimentação dos animais aos produtores agropecuários afetados pelos fogos. O Governante referiu ainda que, no mês de outubro, no âmbito do Programa VITIS - Reestruturação e Conversão de Vinhas será lançado um concurso específico para apoiar os concelhos cujas vinhas foram destruídas e produção vitivinícola afetada.
Foto: Câmara Municipal de Nelas