Moimenta da Beira: projeto promove bem-estar dos colaboradores das IPSS’s depois da pandemia

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, vai avançar com um projeto para combater o impacto da pandemia nos colaboradores das IPSS’s. Trata-se de uma resposta excecional que envolve uma panóplia de atividades de promoção e valorização do bem-estar físico, mental e social, e da auto-estima dos profissionais do setor. 
O projeto chama-se ‘Harmoniza-te’ e algumas das suas medidas avançam já: as sessões motivacionais e de relaxamento, já marcadas para começar na próxima segunda-feira, 22 de maio; e a redução do valor das taxas nos equipamentos desportivos e similares para todos os colaboradores das IPSS’s.
“Constatamos uma nova realidade e vamos já começar a combatê-la. Na verdade, a pandemia de covid-19 obrigou as IPSS´s a trabalhos e preocupações novas, e durante cerca de 3 anos exigiu um esforço e um desgaste, por vezes extenuante, levando os seus colaboradores, em muitos casos, ao limite das suas capacidades físicas e psicológicas. A resposta que criamos com o projeto ‘Humaniza-te’ vai ajudar muito”, argumenta e assegura Paulo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal.
“As IPSS´s, tal como as conhecemos, sempre centraram com mérito e distinção as suas preocupações nos idosos, isso é comprovado pelas atividades, cuidados, tratamentos, entre outros, que estas instituições oferecem aos seus utentes. O objetivo continuará a ser sempre manter essa qualidade e quantidade de serviços. Porém, urge agora ‘olhar’ e ‘cuidar’ de quem se preocupa e trata dos nossos idosos, sendo que um serviço de qualidade nestas instituições depende e muito da competência, satisfação e motivação dos seus colaboradores. O desgaste resultante desta profissão (desgaste físico, horários exigentes e responsabilidades acrescidas), para além de estar a ‘pesar’ nos colaboradores, está também a dificultar a contratação de novos colaboradores, pelas adversidades já elencadas”, explica o autarca.

Autor: Irene Ferreira
2023-05-19 17:09:20

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Construção da nova residência de estudantes do IPV vai avançar. Já foi assinado auto de consignação

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) assinou, na segunda-feira (22 de abril), o auto de consignação da empreitada para a construção da residência de estudantes IV e para a requalificação das três outras residências existentes.
Dois projetos importantes no aumento da oferta de alojamento para os estudantes, segundo o IPV.
As obras são realizadas no âmbito do Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada tem um valor superior a oito milhões de euros e tem uma duração prevista de 16 meses.
José Costa, Presidente do IPV, sublinhou que “esta empreitada, que melhora e aumenta a oferta de alojamento para estudantes, é uma nova e forte razão no momento das candidaturas ao ensino superior para escolher Viseu e o IPV, com o Campus Politécnico em constante valorização”.
“A nova residência, a renovação das outras três e outras edificações já previstas vão tornar o Campus Politécnico, cada vez mais, um espaço de excelência da vida académica”, acrescenta a instituição de Ensino Superior.

Local/Regional

Chuva e temperaturas mais baixas marcam a região de Viseu nos próximos dias (com áudio)

Esta semana regressa a chuva à região de Viseu. A partir de quinta-feira (25 de abril), as nuvens aumentam e a chuva volta para ficar durante vários dias. A temperatura também está a descer para valores considerados pouco normais para a época, como explica a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com as previsões, o vento vai continuar a soprar com alguma intensidade.

 

Local/Regional

Viseu: cerca de 600 escuteiros percorreram as ruas de Mundão no âmbito do 'Jangalvis'

No passado fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a Paróquia de Mundão recebeu cerca de 600 Lobitos, oriundos da Diocese e região de Viseu, no âmbito do “Jangalvis 2024”, uma atividade
escutista, preparada pela Equipa Regional da Primeira Secção da Junta Regional de Viseu, dedicada aos escuteiros mais novos, os lobitos, com idades entre os 6 e os 10 anos.
Distribuídos por vários jogos, os lobitos tiveram de ultrapassar desafios que colocaram à prova habilidades físicas, memória e raciocínio e, acima de tudo, a união e capacidade trabalho em equipa.
“O tema do Jangalvis foi ‘Valoriza-te O Burro’ e está relacionado com uma história criada para ser tema da atividade, que falava de uma Burra Mirandesa chamada Estrela que estava triste por pensar que era a única da sua espécie, já que nos seus passeios e idas às feiras não encontrava outros como ela. A missão dos lobitos era encontrar mais burros mirandeses e assim alegrar a Estrela”, explica a Equipa Regional.
De acordo com os responsáveis, este tema “pretendia dar a conhecer aos participantes a espécie dos Burros Mirandeses e alertar para o risco de extinção que esta espécie corre”, acrescentando que, além de “consciencializar para a preservação da espécie e do ecossistema, também estava implícita a valorização pessoal de cada um dos participantes e das amizades que são fundamentais para todos”.
Nesta atividade estiveram, ainda, presentes quatro representantes da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino para ajudar os lobitos a conhecer melhor o Burro Mirandês. 
De acordo com a organização, “o tema da extinção de espécies e do cuidado com a natureza é o terminar de um ciclo de três anos, em que foram abordados: o Lobo Ibérico, em 2022, o Lince Ibérico, em 2023, e agora o Burro Mirandês.
Os escuteiros participaram ainda na Eucaristia, no sábado, que teve lugar no adro da Igreja de Mundão. O dia terminou em festa com o tradicional fogo de conselho escutista e depois com um “assustador” e animado jogo noturno.
A manhã de domingo foi de exercício com zumba, karaté e crossfit, atividades que promoveram a saúde e o bem-estar físico e proporcionaram momentos de muita animação.
O “Jangalvis” terminou com a “Canção do Adeus”, um momento marcante que encerra todas as atividades escutistas.

Local/Regional

Lamego: rapaz foi detido por posse de droga

Por posse de droga, um rapaz de 18 anos foi detido, pela PSP, junto ao  Jardim Municipal de Lamego. De acordo com a polícia, foram apreendidas, ao detido, 36 doses individuais de haxixe e o telemóvel pessoal.

Arte e Cultura

Tondela: ACERT comemora o 25 de Abril com música de intervenção e poesia

Na noite de quarta-feira, 24 de abril, a ACERT, em Tondela, transporta todo o público até à Revolução dos Cravos, com concertos comemorativos do 25 de Abril através da música de intervenção, tanto no auditório como em café-concerto.
Na véspera do histórico 25 de Abril, às 21h45, sobe a palco “As Portas Que Abril Abriu”. Um espetáculo comemorativo dos 50 anos da revolução e que junta a Filarmónica Tondelense e o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela.
Às 23h00, no Bar da ACERT, será hora de “Abril ao Tom’deles”. Neste café-concerto, quatro jovens músicos expressam poesia e a visão sobre os valores de Abril e a relevância na sociedade contemporânea. O diálogo estabelecido entre o passado e o presente questiona e redefine o legado de liberdade e igualdade que o 25 de Abril simboliza.
No ano em que a ACERT alarga a celebração dos 50 anos de 25 de abril a todo o ano de programação, também se desenvolve, em paralelo, uma reflexão sobre a cultura, a liberdade, e o que se tem vivido nos caminhos percorridos por esta estrutura cultural, através de um conjunto de crónicas mensais, todas elas marcadas para o dia 25 de cada mês. Cada texto, assinado por um autor diferente, é uma janela para as múltiplas perspetivas sobre a revolução e o seu impacto nos dias de hoje e que podem ser lidas no Blog da ACERT. 

Saúde e Bem-Estar

Hospital de Viseu adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) "DIR@2020 - Desmaterializar, Integrar e Robotizar", a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) avançou com a implementação de uma gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico. De acordo com a unidade hospitalar, foi dado um passo importante para otimizar os processos.
“A Central de Esterilização conta agora com uma instalação informática que moderniza a forma como os dispositivos médicos são geridos e monitorizados ao longo do ciclo de esterilização. Esta inovação não só otimiza a gestão de instrumentos cirúrgicos, mas também desmaterializa as listas de verificação e melhora a gestão dos serviços utilizadores, bem como a rastreabilidade dos processos de lavagem, inspeção, embalagem e esterilização”, explica.
Antes da implementação da solução, a gestão do instrumental cirúrgico era realizada manualmente, com base em suporte de papel. 
A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões acrescenta que a nova solução introduz funcionalidades de gestão e criação das composições das caixas de instrumental, incluindo a identificação de todos os artigos, além de possibilitar a gestão personalizada das máquinas da URDM e a rastreabilidade de todos os dispositivos médicos. “Estas melhorias refletem-se na qualidade da gestão e no reporte eficaz de todos os processos, contribuindo diretamente para o nível de serviço disponibilizado à atividade cirúrgica da ULSVDL”, sublinha, acrescentando que a desmaterialização dos processos, além de permitir a gestão integrada de todo o instrumental nas instalações da URDM, resulta numa redução de custos de contexto e na gestão proativa de incidências no reprocessamento de dispositivos, o que se pretende refletir em um aumento da segurança, eficácia e desempenho das atividades cirúrgicas, reforçando o compromisso da ULSVDL com a excelência na prestação de serviços de saúde.