Natação: Académico de Viseu conquistou 18 títulos em Castro Daire


Foram 18 os títulos alcançados pelos nadadores do Académico de Viseu, que participaram no Campeonato Regional de Outono, da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal, nas Piscinas Municipais de Castro Daire.
O Académico de Viseu esteve presente com 17 nadadores e o maior número de  medalhas em competição. Foram 38.
João Vitória foi o atleta que mais medalhas conquistou, no total quatro. Conquistou os 800 e 1500 Livres, os 200 Costas e os 200 Bruços. Leonor Cardeal, Infantil do Académico, obteve três vitórias. A atleta conquistou o ouro nos 400 e 800 Livres, sendo também a melhor nos 200 Estilos. Martim Lavajo também subiu ao lugar mais alto do pódio por duas vezes, arrebatando ainda uma prata e dois bronzes.
Em juvenis femininos subiram ainda ao pódio Maria Rita Oliveira, com a medalha de bronze nos 100 e 200 Bruços. Lara Fonseca conquistou três medalhas, com o bronze nos 800 e nos 200 Costas, sendo vice-campeã nos 200 Livres. Guilherme Sousa foi campeão na prova de 50 Bruços, conseguindo ainda a prata nos 100 Bruços, levando para Viseu o Bronze nos 100 Estilos e nos 200 Bruços. Miguel Batista conquistou os 400 Estilos, somando ainda mais três medalhas, duas pratas e um bronze. Guilherme Silva obteve a prata nos 400 Estilos e o bronze nos 1500 Livres.
Em Infantis Tomás Sousa conquistou sete medalhas, sendo seis delas títulos regionais. O nadador viseense conquistou o título nas provas de 100 e 200 Bruços, 200 Livres, 200 Estilos e nos 100 Costas. Para além dos títulos individuais Tomás Sousa contribuiu ainda para os dois títulos que a equipa de Infantis conquistou. Tomás Sousa subiu ainda ao pódio como vice-campeão na prova de 200 Costas. Ainda em Infantis André Santos conseguiu o bronze nos 400 Livres e Rafael Parente conquistou duas medalhas, prata nos 100 Costas e Bronze nos 200.
Nas provas de estafeta os Infantis do Académico foram Campeões por duas vezes, conquistando os 4x100 Estilos com Tomás Sousa, Rafael Parente, André Santos e Afonso Oliveira. Na vitória nos 4x100 Livres os escolhidos do Académico foram Manuel Maia, Tiago Ôlas, Tomás Sousa e Rafael Parente.
Depois da prova do fim-de-semana (19 e 20 de novembro) o Académico de Viseu volta à competição nos dias 03 e 04 de dezembro, com o Nacional de Clubes.

Autor: Irene Ferreira
2022-11-23 09:34:57

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: requalificação de moinhos do Coval já arrancou (com áudio)

Já arrancaram os trabalhos de conservação de quatro moinhos de água, dos 12 localizados no Coval, na freguesia de Quintela de Azurara, no concelho de Mangualde.
A Junta de Freguesia, em parceria com a Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), tinha apresentado uma candidatura ao programa "Renovação de Aldeias", a qual foi aprovada com financiamento a 80 por cento. A intervenção tem um custo de mais de 105 mil euros.
Este mês de abril arrancaram os trabalhos pela empresa Arqueohoje. O coordenador da equipa explicou que a intervenção está numa fase inicial, que abrange a limpeza do que resta dos moinhos.
António Morgado garante que é objetivo manter, o mais possível, os traços originais das estruturas.
Para além da recuperação de quatro moinhos, a intervenção abrange ainda a reconstrução de um lagar de azeite e, pelo menos, dois acessos ao Coval.
O prazo para a execução dos trabalhos é o final do verão deste ano. Apesar de admitir o grau de dificuldade das obras, António Morgado acredita que a equipa consegue cumprir com as datas.

Arte e Cultura

Teatro Viriato recebe Sarra Barros Leitão para dar vida a discursos da Assembleia da República

A encenadora Sara Barros Leitão regressa ao Teatro Viriato, esta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de abril, com a peça “Guião para um país possível”. Um espetáculo de teatro criado a partir dos discursos proferidos nos últimos 50 anos da democracia portuguesa.   
Sara Barros Leitão partiu desses registos para criar o “Guião para um país possível”, pois queria “descobrir como é que poderia contar uma parte da história, a partir de um lugar que é, também ele, uma conquista dessa democracia: uma assembleia plural, representativa, com eleições livres, onde podem estar representados todos os partidos, da esquerda à direita.” 
“Contrariamente a outros espetáculos meus, desta vez não assino o texto, mas sim a dramaturgia, pois decidi que não queria escrever uma única palavra minha. Dediquei-me a construir um espetáculo usando apenas o que consta nos Diários. Por mais incrível que às vezes possa parecer, nada do que é dito no espetáculo é inventado, e já foi, alguma vez, dito na Assembleia da República. Assim, estas são as primeiras palavras que escrevo sobre este espetáculo, até aqui, tratou-se de um trabalho de retalho, de costura, de corta e cose”, refere. 
O espetáculo é apresentado ao ensino secundário e superior, esta sexta-feira, às 15h00, e ao público geral no sábado, às 17h00. 

Local/Regional

Escolas do concelho de Vouzela unem-se para celebrar Abril, esta sexta-feira

"À Descoberta de Abril" é o nome do espetáculo que os alunos do concelho do Vouzela vão protagonizar esta sexta-feira (19 de abril), pelas 21h00, no cineteatro João Ribeiro.
A iniciativa pretende ser uma celebração dos valores de abril e conta com vários momentos, desde poesia, dramatização, música, ginástica e danças africanas.
A organização está a cargo do Agrupamento de Escolas de Vouzela, da Associação Grupo de Ginástica de Vouzela, do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, Escola Profissional de Vouzela e do Município de Vouzela.

Local/Regional

Semana de Oração pelas Vocações junta jovens e seminaristas da Diocese de Viseu

Os Jovens da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Viseu, em conjunto com os seminaristas, juntam-se em vigília, na sexta-feira, dia 19 de abril, no Seminário Maior de Viseu, a partir das 21h16. De acordo com a Diocese, juntos vão refletir e rezar sobre o tema “E Agora? Para quem sou eu?”, integrado na Semana de Oração Pelas Vocações.
Também durante o fim de semana, dias 20 e 21 de abril, os seminaristas vão estar presentes numa ação da Pastoral Vocacional, nas paróquias de Rio de Loba (Viseu) e de Junqueira e Arões (Vale de Cambra), onde os estagiários Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes, respetivamente, irão receber o ministério de Acólito, que o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, lhes conferirá, e que marca o caminho para o sacerdócio. No sábado, às 18h00, a celebração da eucaristia será na Igreja Paroquial de Rio de Loba, e no domingo, às 16h00, na Paróquia de Junqueira.

Local/Regional

S. Pedro do Sul: Feira da Laranja arranca esta sexta-feira em Valadares

A aldeia de Valadares, no concelho de S. Pedro do Sul, recebe, entre esta sexta-feira e domingo (de  19 a 21 de abril), a 21ª Feira da Laranja. Uma iniciativa promovida pela freguesias local.
O evento conta, ao longo dos três dias, com diversos expositores e produtores, a atuação de diversos grupos de música, oficinas de dança, ações de sensibilização, arruada de concertinas e bombos, entre outras atividades.
No domingo também acontece o percurso pedestre “Rota da Laranja”.

Local/Regional

Mangualde: Curso Profissional de Saúde promove Jornadas de Saúde na Biblioteca Municipal (com áudio)

A Biblioteca Municipal de Mangualde acolhe, esta quinta e sexta-feira (18 e 19 de abril), as 1ªs Jornadas de Saúde promovidas pelo grupo de alunas que há três anos frequentam o Curso Profissional de Saúde do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
De acordo com Ana Marto, uma das professoras envolvidas na organização, o objetivo é realçar a importância da saúde e dos serviços de saúde na comunidade.
Ao longo dos dois dias, técnicos de saúde, professores e autoridades falam sobre diversas temáticas, desde “Violência no namoro”, “A parentalidade positiva”, “A adolescência”, “O envelhecimento em segurança”, entre outras.