Trinta vinhos foram distinguidos no Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena – 5 Espumantes, 10 Brancos, 5 Rosados e 10 Tintos, promovido pela Câmara Municipal de Nelas, no âmbito da 33ª Feira do Vinho do Dão.
Das 104 amostras submetidas a concurso, foram distinguidos 30 vinhos, dos quais quatro com a Medalha de Ouro e 26 com Menções Honrosas.
A direção técnica do concurso esteve a cargo de Luís Lopes, crítico de vinhos com experiência em viticultura e produção de vinho, acompanhado por um júri composto por 15 especialistas do sector vitivinícola.
As medalhas de ouro foram entregues, na Categoria de Melhor Vinho Espumante, a distinção coube à Sociedade Agrícola de Santar com o vinho Casa de Santar Vinhos Vinha dos Amores Touriga Nacional Branco 2017”. Na Categoria de Melhor Vinho Branco, venceu a Adega de Penalva com o vinho “Adega de Penalva Cerceal-Branco 2022”. A empresa Caminhos Cruzados alcançou a Medalha de Ouro na Categoria de Vinho Rosado com o vinho “Caminhos Cruzados 2023”, e, por fim, na Categoria de Vinho Tinto, a distinção de Medalha de Ouro foi atribuída à Lusovini Vinhos de Portugal com o vinho “Pedra Cancela Vinha da Fidalga Alfrocheiro/Touriga Nacional 2018”.
A cerimónia realizada na Praça do Município contou com a presença do Ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
Foto: Câmara Municipal de Nelas