O secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, passou, esta quarta-feira (04 de setembro), pelo concelho de Nelas.
Recebido pelo presidente da Câmara Municipal, o encontro serviu, segundo a autarquia, para discutir temas estratégicos para o desenvolvimento do concelho.
Joaquim Amaral destacou a importância do Plano de Estabilização de Emergência. O edil sublinhou que a visão do município passa por potencializar e dinamizar o projeto, transformando-o num exemplo de sustentabilidade e inovação, capaz de atrair investimento e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região.
O Secretário de Estado Rui Ladeira manifestou a disponibilidade do Governo em apoiar a recentralização da gestão florestal, realçando a necessidade de políticas que reduzam os riscos ambientais nos próximos anos. Demonstrou também interesse em acompanhar de perto o projeto da Quinta da Cerca, especialmente devido à sua possibilidade pedagógica.
Rui Ladeira visitou a Quinta da Cerca e no local foram debatidos futuros projetos, que podem passar desde a reflorestação à abertura do espaço ao público com uma vertente pedagógica. Nesse momento discutiram-se ainda, segundo a autarquia, possíveis linhas de financiamento.
De seguida, deslocou-se à freguesia de Senhorim, nomeadamente às zonas afetadas pelo incêndio de 2023.
O dia terminou com um jantar vínico no Mercado Municipal de Nelas.
Foto: Câmara Municipal de Nelas