O Festival “Que Jazz é este?” está a celebrar 11 edições. O festival regressa a Viseu de 20 a 23 de julho com nove concertos para público em geral, quatro concertos em formato ambulante na rua, três concertos ao domicílio, três jam sessions, 12 horas de rádio ao vivo, 18 horas de um intenso workshop de jazz para estudantes de música e cinco horas de masterclass para músicos profissionais.
Segundo a organização, a Associação Gira Sol Azul, os concertos estão desenhados em três blocos de programação dirigidos a públicos diversos e distribuídos por três horários: 17h00, 19h00 e 21h30. A programação inclui também concertos com artistas emergentes e artistas nacionais e internacionais.
Os claustros do Museu Nacional Grão Vasco recebem Sergio de Lope, que apresenta o mais recente projeto Ser de Luz, um cruzamento entre o clássico e o neo-flamenco, no qual os códigos do jazz se misturam livremente com outras músicas do mundo.
No Parque Aquilino Ribeiro passam Ms Maurice, Nelembe Ensemble e Selma Uamusse.
No âmbito da parceria com o Carmo’81, apresentam-se Themandus, vencedores do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro, que no Que Jazz É Este? irão percorrer estéticas como drum‘n’bass, ambient, boom bap, a fim de saciar as suas necessidades musicais e, paralela ou paradoxalmente, as esfaimar. A Casa do Miradouro acolhe os WIZ.
Nguyên Lê e Gary Husband apresentam-se no Teatro Viriato. A Pousada de Viseu recebe o trio Carreiro/Gapp/Sousa.
As rubricas Jazz na Rua e Jazz ao Domicílio “vêem renovadas as parcerias com escolas profissionais de música da região, contando com apresentações de combos de jovens músicos que vêm contagiar a cidade com a energia do jazz todos os dias do festival nas ruas, prisões e lares alargando desta forma o acesso de todos à cultura”, refere a organização.
O Festival Que Jazz É Este? acolhe ainda o 15º Workshop de Jazz de Viseu orientado por Xose Miguélez e Luísa Vieira em dias de trabalho intenso partilhado depois em palco no Carmo’81. Também Nguyên Lê e Gary Husband orientam uma Masterclass especificamente dirigida a músicos profissionais. No final das noites há ainda palco aberto: músicos e estudantes de música estão convocados para fazerem parte do encontro – Jam Session.