A Longa Internacional PaathKatha realizada por Nishtha Jain é a vencedora do “Grande Prémio Ambiente” do CineEco 2023 que decorreu em Seia de 05 a 13 de outubro. Um documentário indiano que aborda a indústria da juta na qual milhões de pessoas em Bengala ganhavam a vida e pouco mudou desde a revolução industrial.
O “Prémio Curta e Média Metragem Internacional” foi entregue a 68.415 de Antonella Sabatino e Stefano Blasi, filme que aborda um mundo sem alimentos e com cada vez mais plástico.
A Longa-Metragem em Língua Portuguesa A Invenção do Outro, de Bruno Jorge, conquistou o “Prémio Camacho Costa”. Um documentário sobre o primeiro contacto com uma tribo indígena remota na Amazónia.
O “Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa” foi atribuído a Esta É Uma História Sobre Água de Kathleen Harris e Samuel Viana, um documentário curto que explora os impactos da agricultura industrial e de um clima em mudança numa comunidade rural no Sudoeste de Portugal.
Fire Resistant de André Rodrigues recebeu o “Prémio Panorama Regional”, um documentário que mostra histórias de resistência e renascimento após os incêndios. Já o “Prémio da Juventude Longa-Metragem Internacional” foi para o filme Le Règne Animal, exibido no Festival de Cannes 2023, com os franceses Romain Duris (Albergue Espanhol) e Adèle Exarchopoulos (Azul é a cor mais quente).
A um ano da comemoração dos 30 anos de CineEco, entre os dias 05 e 13 de outubro, passaram, segundo a organização, pelas salas do Festival mais de 3500 espetadores, com a colaboração dos padrinhos e madrinhas, e a edição deste ano contou com a presença, em Seia, de 21 realizadores, produtores e/ ou representantes dos filmes a concurso.
O CineEco é membro fundador da Green Film Network, uma plataforma de 39 festivais de cinema ambiental. O evento é organizado pelo município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.
Foto: CineEco de Seia