A Diocese de Viseu, representada pelo delegado diocesano Padre Eurico Sousa, vai participar no 53.º Congresso Eucarístico Internacional, entre os dias 08 e 15 de setembro no Quito, Equador.
Segundo a Diocese, serão 23 os sacerdotes e leigos portugueses, de um total de 53 delegações mundiais confirmadas, que vão participar no evento que acontece de quatro em quatro anos
num continente diferente. Este ano regressa pela quinta vez à América.
Sob o lema “Fraternidade para curar o mundo. Todos vós sois irmãos”, “este é o grande acontecimento que a Igreja tem como manifestação e adoração ao Santíssimo Sacramento, que é o cerne da vida cristã e que se centra na Eucaristia. Esta identidade eucarística, presente no lema escolhido pelo Papa Francisco, vai-nos fazer refletir nesses aspetos, por um lado sentirmo-nos como família, comunidade e irmãos, mas, em simultâneo, exige essa fraternidade que se expressa na solidariedade, na ajuda e na atenção aos mais débeis e descriminados. Este é o grande ato de fé e louvor à Eucaristia”, explica o padre Eurico Sousa.
A Diocese de Viseu acrescenta que o Papa Francisco não vai estar presente no evento, devido ao estado de saúde, mas o representante, Cardeal Kevin Joseph, irá transmitir a mensagem do Pontífice.
O congresso incluirá um simpósio sobre vários temas relacionados com a fé e a espiritualidade, com a participação de cinco mil congressistas de todo o mundo, sendo que terá três momentos principais: a cerimónia de abertura, a cerimónia de encerramento e uma grande procissão.
"Esta será a segunda vez que o Padre Eurico Sousa participa no Congresso Eucarístico Internacional, tendo sido o último realizado em Budapeste, na Hungria, em setembro de 2021", refere.