A Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULS VDL) conta desde esta segunda-feira (17 de junho), com um novo modelo de atendimento.
De acordo com a unidade, o objetivo passa por garantir melhor resposta às crianças com doença aguda, ou seja, situações urgentes/emergentes.
O projeto “Lado a Lado na Pediatria” assenta em quatro áreas de atuação: referenciação para a Urgência Pediátrica Hospitalar; alargamento da Consulta de Doença Aguda nos Cuidados de Saúde Primários; triagem Pré-Hospitalar e Educação e Literacia.
O objetivo é envolver os Cuidados de Saúde Primários (entre as 08h e as 23h00) e os Serviços de Urgência Básica (entre as 23h00 e as 08h00), garantindo que, no período noturno, a Urgência Pediátrica de Viseu possa dar resposta aos casos emergentes (INEM), mantendo o apoio fundamental às crianças internadas e ao bloco de partos.
O Conselho de Administração da ULSVDL pretende, com esta medida, diminuir a utilização desadequada da Urgência Pediátrica, reencaminhando os utentes que se dirigem à urgência pediátrica e que podem ser vistos nos cuidados primários de saúde. Para além disso, o projeto pretende melhorar as condições de trabalho e de organização da Unidade Local de Saúde.
Assim, desde esta segunda-feira, todos os utentes com sintomas de doença aguda não emergentes (tosse, febre, náuseas, vómitos, entre outros) devem ligar para o SNS 24 (808 24 24 24), e apenas quando há necessidade de observação clínica são encaminhados no próprio dia para a Urgência Pediátrica ou para a consulta nos Cuidados de Saúde Primários.
A resposta dos Cuidados de Saúde Primários é alargada com mais vagas diárias nas equipas de família. Das 20h00 às 23h00 e aos fins-de-semana vai haver um reforço de atendimento na Consulta de Atendimento Complementar Infantil dos Cuidados de Saúde Primários, no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros.