Em Mangualde já foi ativado o Plano Municipal de Proteção Civil. A medida é justificada pela autarquia pela violência dos incêndios que decorrem em várias localidades do concelho.
Na freguesia de Quintela de Azurara houve perigo para habitações. As chamas também atingiram a freguesia de Freixiosa. Aldeias vizinhas também estão em sobressalto.
As chamas chegaram ao concelho de Mangualde através dos incêndio que deflagraram no concelho de Penalva do Castelo e que ainda se mantêm ativos. Em Valamoso estavam, às 20h30, 84 operacionais apoiados por 23 viaturas e em Mareco 128 bombeiros e 42 veículos.
Também no concelho de Nelas, a situação está crítica. Seis pessoas ficaram feridas quando combatiam as chamas. Três feridos são do Folhadal e os outros três de Vale de Madeiros. Dois feridos são considerados graves.
Às 20h30 estavam 273 operacionais a combater as chamas no Folhadal apoiados por 77 viaturas. Em Senhorim estão 58 operacionais e 17 veículos.
Há também um incêndio no concelho de Vila Nova de Paiva. Em Vila Cova à Coelheira estavam às 20h30, 102 operacionais apoiados por 28 viaturas.