Depois de vários anos de reivindicações, a requalificação da Estrada Nacional (EN) 222, entre Bateiras e a sede do concelho de São João da Pesqueira vai avançar. O anúncio partiu do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que esteve, esta terça-feira (24 de setembro), na vila. O governante adiantou que a intervenção terá um custo que ronda os 12 milhões de euros e que a adjudicação deverá acontecer até ao final deste ano ou no início de 2025.
O presidente da Câmara Municipal, Manuel Cordeiro, lembrou que já reivindicava a requalificação do troço de 16 quilómetros da EN222 desde que exerce as funções de autarca, desde há sete anos.
Alertou que no troço que atravessa o concelho, que é o maior produtor de vinho do Porto e onde são produzidos cerca de 20% dos vinhos de toda a região do Douro, se verificam vários acidentes de viação.
“Além de ser por esta via que circulam os camiões carregados de vinho, é também por ela que os habitantes têm de viajar para chegarem ao hospital de Vila Real”, o presidente da autarquia frisa que, por isso, “a requalificação é uma obra prioritária para a região”.
Foto: Município de São João da Pesqueira