Até esta sexta-feira (17 de novembro), o Oceanário de Lisboa está no concelho de S. João da Pesqueira, a desenvolver uma ação de Educação Ambiental, denominada “Planeta Oceano”. A iniciativa abrange a comunidade escolar.
Segundo a autarquia, a ação parte de uma iniciativa da empresa Van Zellers & Co, que afundou, pela primeira vez na história, 102 garrafas de Vinho do Porto Vintage no Oceano, e que, em colaboração com a Zouri Shoes, elaborou uma caixa 100% reciclada, utilizando plástico apanhado das praias.
Parte das vendas do Van Zellers & Co Vintage Porto 2020 Ocean Aged financiam o projeto, que tem como objetivos principais sensibilizar para a importância do Oceano, conhecer a biodiversidade marinha, criar uma ligação emocional ao oceano e motivar para a conservação da natureza.
“Com vista a alcançar o maior número possível de estudantes, são desenvolvidas várias sessões de 60 minutos, nas quais os alunos são desafiados por dois educadores marinhos a explorar conceitos como a conservação do oceano, a biodiversidade, a sustentabilidade, o lixo marinho e a economia circular”, explica.
“Do desafio conjunto desta parceria, espera-se que, no final, resulte uma adoção de comportamentos azuis, ou seja, alunos mais amigos do oceano”, conclui a autarquia de S. João da Pesqueira.