O Município de Tondela associou-se às Jornadas Europeias do Património que se celebram entre sexta-feira e domingo (de 20 a 22 de setembro), organizando uma iniciativa na manhã de sábado na Igreja Velha de Canas de Santa Maria.
O programa das jornadas tem início marcado para as 09h15, com a sessão de abertura a cargo do vice-presidente da Câmara e vereador com o pelouro da cultura, João Carlos Figueiredo. Segue-se, às 09h30, a apresentação dos resultados dos trabalhos de arqueologia realizados no templo religioso que datará do século XII por Jorge Arrais do gabinete de arqueologia e património da Câmara Municipal de Tondela, Nuno Barraca da GeoAviz e Gabriel Pereira da Nexo – Património Cultural.
A Igreja Velha de Canas de Santa Maria, cuja fachada é Monumento Nacional desde 1926, começou a ser intervencionada em 2019 pelo município. As obras incidiram principalmente em reparações estruturais e na requalificação do espaço exterior. Além dos trabalhos de arquitetura, no âmbito da arqueologia, foram realizadas algumas sondagens cujos resultados serão agora tornados públicos.
Após a apresentação realizar-se-á, pelas 11h00, uma visita a uma exposição que dá a conhecer o projeto de reabilitação realizado no tempo religioso e que custou 198 mil euros.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que envolve vários países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus, para a importância da salvaguarda do património.
Sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras é o grande objetivo desta atividade, que procura ainda valorizar o mosaico cultural europeu.
“Rotas, Redes e Conexões” é o tema escolhido para esta edição 2024.
Foto: Visit Viseu Dão Lafões