Perante as preocupações apresentadas por utentes da Unidade de Saúde Familiar Lafões (Oliveira de Frades), O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) enviou uma carta aberta ao ministro da Saúde. Em causa, a população que está sem médico de família há mais de um ano após a reforma de um clínico.
Segundo o partido, nos últimos anos tem-se assistido a uma redução da percentagem de inscritos no SNS com médico de família. “De acordo com dados da Entidade Reguladora da Saúde, passando de 92,7%, em 2017, para 88,8%, no ano de 2021”, refere.
Na carta, o PEV solicita a resposta a um conjunto de questões, entre as quais, para quando é que está prevista a colocação de médicos na USF Lafões e que medidas o Governo irá tomar para assegurar a todos os cidadãos um acesso digno e de qualidade aos cuidados de saúde primários.
“Tendo em conta que estão na iminência de ir para a reforma muitos médicos de família, em particular no interior do país, que medidas o Governo está a desenvolver para ultrapassar este problema estrutural que irá afetar, inúmeros utentes, em particular os mais idosos”, pergunta ainda o Partido Ecologista Os Verdes.