O PEV - Partido Ecologista Os Verdes que concorre à eleição para deputados à Assembleia da República (AR) no quadro da CDU – Coligação Democrática Unitária, apresenta como candidatos pelo Círculo Eleitoral de Viseu António Souto e Maria João Correia.
António Souto tem 52 anos, é de Castro Daire, Professor e Membro do PEV.
Maria João Correia tem 62 anos, sendo natural de Carregal do Sal. É Psicóloga e membro da direção da AZU - Associação das Zonas Uraníferas e membro do PEV.
Segundo o Partido Ecologista Os Verdes, a não eleição de deputados do partido para o Parlamento, em 2022, foi uma perda muito significativa para o país.
“A perda de deputados do PEV foi igualmente muito significativa para o distrito de Viseu. Os deputados de Os Verdes, apesar de não terem sido eleitos pelo círculo de Viseu, foram os que mais vezes levaram os problemas do distrito à Assembleia da República”, relembra o PEV.
De acordo com o partido, o regresso de Os Verdes à Assembleia da República é crucial para influenciar positivamente as políticas do país, “para que possamos obter as respostas que fazem a diferença no plano ambiental e social, beneficiando, de facto, as pessoas, a sustentabilidade e a preservação da natureza e da biodiversidade”.
Os Verdes assumem no manifesto eleitoral como prioridades: mitigar e promover a adaptação às alterações climáticas, preservar a biodiversidade, diminuir a pegada ecológica, garantir o direito à habitação, salvar o Serviço Nacional de Saúde, defender uma escola pública de qualidade, estimular o acesso à cultura, promover a igualdade, fomentar uma justa repartição da riqueza, combater a corrupção e garantir a transparência.
As eleições legislativas estão agendadas para dia 10 de março.