Viseu: Cine Clube retoma as sessões de cinema às quintas-feiras

O Cine Clube de Viseu vai reiniciar as sessões de cinema num ciclo a que dá o nome de "Retoma" e que tem início na próxima quinta-feira, dia 15 de setembro.
O primeiro destes filmes recém-estreados é ‘Vortex’, de Gaspar Noé”, afirma o Cine Clube num comunicado.
Gaspar Noé é autor de “filmes de culto como ‘Irreversível’ (2002) e ‘Enter the Void’ (2009)” e, com ‘Vortex’, “volta a sua câmara para o dia-a-dia de um casal de idosos a viver em Paris, enquanto lidam com a progressão das suas doenças e a inexorável passagem do tempo”.
‘Vortex’ foi considerado Melhor Filme em festivais de cinema de San Sebastian, Ghent, Hamburgo e Istambul 2021.
Segue-se “um périplo por três obras aclamadas”, como “Um outro mundo” (dia 29), um “novo filme do ‘habitué’ da casa Stéphane Brizé”, autor de A Lei do Mercado e Em Guerra.
Uma das outras obras é “uma nova incursão ao cinema iraniano” pela mão de Saeed Roustaee, com “A Lei de Teerão” que conta a história de “Samad, um polícia na brigada de narcóticos em Teerão, cidade iraniana muito afetada pela toxicodependência”.
O terceiro filme em destaque pelo Cine Clube de Viseu é “Um iaque na sala de aula”, de Pawo Choyning, “uma viagem inaugural ao cinema do Butão - que teve em 2022 a sua estreia nos Óscares”, com a nomeação para o Melhor Filme Internacional.
As sessões de cinema estão agendadas para as 21H00 das quintas-feiras, de 15 de setembro a 06 de outubro, no Cine Clube de Viseu e a entrada para menores de 18 anos “continua a ser gratuita”.
“Há preços especiais para estudantes, para associados do Cine Clube de Viseu e da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) e também para os amigos do Teatro Viriato”, em Viseu, informa a nota de imprensa.
Também em setembro, refere a coletividade, retomam as atividades com escolas da região e, para isso, estão já “as inscrições abertas para atividades do pré-escolar até ao ensino superior”.
O Cine Clube de Viseu sublinha que, entre as várias iniciativas possíveis de realizar nas instituições e ensino, estão “oficinas de cinema, sessões de cinema, ou projeções em sala de cinema, e análise de filmes”.

Autor: Irene Ferreira
2022-09-09 10:54:12

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Chuva e vento forte mantém-se para esta quinta-feira, na região de Viseu

Esta quinta-feira (28 de março), o distrito de Viseu vai continuar com previsão de chuva, por vezes forte. A região vai ainda contar, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com aviso amarelo, devido ao vento que vai continuar a soprar forte e com rajadas.
Vento forte que, esta quarta-feira, provocou a queda de diversas árvores um pouco por todo o distrito viseense. O tempo instável vai manter-se até à primeira semana de abril. A Páscoa promete ser de chuva e com temperaturas ligeiramente  mais baixas.

País

GNR e PSP podem recrutar quase 200 civis para terem mais guardas e polícias em funções operacionais

A GNR e a PSP foram autorizadas a recrutar um total de 193 trabalhadores civis, permitindo transferir para funções operacionais militares e polícias afetos a funções não operacionais.
De acordo com o Ministério da Administração Interna, globalmente, serão 300 os funcionários civis a admitir por várias entidades, como a GNR, a PSP, a Autoridade Nacional de Emergência e
Proteção Civil (ANEPC), a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Esse recrutamento de 300 civis será possível por duas vias: 125 através do já previsto procedimento concursal centralizado (inicialmente com 1.000 vagas e agora com 1.200 previstas) e 175 em concursos adicionais para funções especializadas – nomeadamente médicos, enfermeiros e informáticos.

Local/Regional

Tondela: Termas de Sangemil reabrem na próxima terça-feira

As Termas de Sangemil, localizadas em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, reabrem na próxima terça-feira (02 de abril) para mais uma temporada balnear. O complexo fica de portas abertas até dia 30 de novembro.
Antes da reabertura, o balneário sofreu uma intervenção de manutenção e pequenas reparações por parte das brigadas municipais por forma a que tudo esteja pronto, em segurança e nas devidas condições para o arranque de mais uma época termal.
As caldas de Sangemil realizam curas de doenças reumatológicas e músculo- esqueléticas e ainda das vias respiratórias. No spa estão disponíveis massagens vichy ou a seco, duche de jato ou circular, entre outros tratamentos de bem-estar.
As águas são captadas a uma profundidade de cerca de 100 metros a uma temperatura de 49 graus. O atual complexo termal abriu ao público em 1994, mas as águas sulfurosas são usadas para efeitos terapêuticos há três séculos.
Em 2023, as Termas de Sangemil receberam 637 aquistas, a maioria deles (468) procurou a estância para realizar curas terapêuticas. Foram ainda realizados no complexo 169 tratamentos ligados ao bem-estar.

Local/Regional

Vouzela comemora Dia Internacional do Livro Infantil, esta terça-feira

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora esta terça-feira, 02 de abril, data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen, a Câmara Municipal de Vouzela vai assinalar a efeméride com a apresentação de dois livros infantis.
"Xavier e a sua Bola de Sabão", da vouzelense Suzana Mendes Ramos, e "O meu Amigo Tobi", da sampedrense Diana Cunha Lopes, são as obras que vão estar em destaque na sessão que terá lugar no Auditório Municipal 25 de abril, em Vouzela, pelas 15h00.
Para além de dar a conhecer o trabalho de autoras da região, a atividade pretende chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Mundo

Páscoa Feliz!

Hoje é Domingo de Páscoa. No calendário cristão, a data celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Segundo a Bíblia, após a crucificação e morte de Cristo, recordada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou ao terceiro dia (sexta-feira é o primeiro dia, sábado é o segundo e domingo é o terceiro).
A data serve como momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento.
A Páscoa é celebrada também pela reunião da família, sendo um momento de confraternização e de alegria.
Em Portugal, em diversas localidades, a população católica ainda recebe a visita do compasso pascal no Domingo de Páscoa. O compasso é composto por um grupo de fiéis católicos que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada.

Mundo

Significado do coelhinho e ovos da Páscoa

A tradição do Coelhinho da Páscoa foi transportada para a América pelos imigrantes alemães entre o final do século 17 e o início do século 18.
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao facto da Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.
Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los aos filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos. 

Fonte de texto: Wikipédia