Esta terça-feira, dia 24 de setembro, data em que o Instituto Jesus Maria José (IJMJ) comemora 144 anos e celebra a memória litúrgica da fundadora, será lançado o documentário ‘Beata Rita Amada de Jesus’.
O filme é exibido no canal do Instituto Jesus Maria José, no YouTube, e às 20h30, na TV Canção Nova Portugal.
Esta terça-feira, às 20h00, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à celebração da Eucaristia, na Igreja de Ribafeita, localidade onde nasceu a Beata Rita. No final, vai sair à rua a procissão das velas com o terço até à Casa Memorial, que este ano comemora 10 anos.
Na paróquia de Ranhados, a festa em honra da Beata Rita é celebrada com Eucaristia, no dia 28, às 18h00, na Igreja Madre Rita, seguindo-se a procissão acompanhada pela Banda Filarmónica Sinfonia Amigável. No dia 29, na mesma Igreja, às 18h30, haverá um concerto solidário, com a atuação do Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela.
A Beata Rita Amada de Jesus nasceu no dia 5 de março de 1848, na aldeia de Casal Mendinho, freguesia de Ribafeita, Viseu. Em 1880, aos 32 anos de idade e após oito anos de espera, fundou a congregação.
Além da presença em Viseu e em outras cidades portuguesas, o Instituto Jesus Maria José está em Angola, Cabo Verde e Moçambique e, no continente americano, no Brasil (onde é a sede geral), Bolívia, Paraguai, México e Peru.
A Beata Rita morreu em 1913 e, apenas, em 1934, a instituição se restabeleceu em Portugal. Foi beatificada a 28 de maio de 2006, no Adro da Sé, em Viseu, tendo presidido o Cardeal D. José Saraiva Martins, Perfeito da Congregação para a Causa dos Santos.