Viseu: PSP apreendeu diverso material pirotécnico numa loja comercial da cidade

Na sequência de uma ocorrência junto de uma escola na cidade de Viseu, o Núcleo de Armas e Explosivos da PSP fiscalizou um estabelecimento comercial.
No decorrer da ação, a polícia detetou infrações contraordenacionais e apreendeu diversos artigos de pirotecnia.
Foram apreendidas 91 caixas com o total de 4226 petardos, 51 caixas com o total de 306 gira-solos, 68 caixas com o total de 1300 bombetas, 26 repuxos cónicos, 16 caixas com o total de 680 estrelinhas de 16 cm e 16 caixas com o total de 250 estrelinhas de 28cm.
Segundo a PSP de Viseu, os objetos apreendidos estavam à venda ao público pelo valor total de 722,50 euros.
A PSP apela à população em geral e à comunidade escolar em particular, para o respeito e cumprimento das normas de segurança e formalidade legais na compra e venda de artigos de pirotecnia.

Autor: Irene Ferreira
2023-01-26 11:04:19

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Nelas: mais de 800 idosos do concelho beneficiam do Cartão Senior

No concelho de Nelas foram atribuídos, na segunda-feira (15 de abril), mais 102 Cartões Seniores. Segundo a autarquia local, são já mais de 800 os idosos que beneficiam das vantagens e descontos do cartão que abrange cerca de 120 espaços comerciais, serviços e indústrias do concelho de Nelas.
Joaquim Amaral, presidente da Câmara Municipal, reforçou a importância da resposta social “que vai ao encontro das necessidades da população sénior local e que valoriza a participação e envolvimento dos comerciantes locais enquanto elementos fundamentais para a concretização deste projeto”.
O Cartão Sénior é disponibilizado a todos os residentes e/ou naturais do concelho de Nelas, com idade igual ou superior a 66 anos, de forma totalmente gratuita. A adesão poderá ser solicitada junto do Balcão Único da Loja do Cidadão de Nelas ou espaços do Cidadão de Canas de Senhorim e Santar/Moreira.

Local/Regional

Viseu Dão Lafões debate combate aos fogos florestais em Mangualde, Madrid e Bruxelas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai organizar um conjunto de três workshops em Mangualde, Madrid e Bruxelas, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire, do qual é a entidade líder. Os workshops, intitulados “Igniting Change", têm como objetivo divulgar os primeiros resultados do projeto, bem como partilhar os conhecimentos e técnicas já desenvolvidas, com relevância regional e nacional.
O primeiro evento, com o tema “Demonstração de Boas Práticas”, vai realizar-se esta quarta-feira, dia  17 de abril, na Biblioteca Municipal de Mangualde. O programa inclui uma primeira parte dedicada à apresentação dos resultados por parte dos parceiros do projeto, nomeadamente a CIM Viseu Dão Lafões e o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade de Extremadura, a Junta de Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.
Segue-se um painel de discussão sobre “Fogo Controlado e o Pastoreio Extensivo”, que conta com intervenções de entidades como a Autoridade de Emergência e Proteção Civil, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a GNR, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Serviço de Planeamento e Gestão Florestal da Junta de Extremadura.
Mais dois workshops estão agendados para Madrid e Bruxelas, a 07 e 22 de maio. Aprovado em 2019, o LIFE Landscape Fire tem por objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção de incêndios florestais na paisagem rural, através do uso do fogo controlado, da silvopastorícia e do controlo de espécies invasoras. “Desta forma, pretende-se proteger a biodiversidade e os ecossistemas e aumentar a resiliência do território”, explica a CIM.

Local/Regional

Penalva do Castelo: despiste de trator provoca um morto na freguesia de Pindo

Uma vítima mortal, um homem, é o resultado de um acidente de trator ocorrido na manhã desta terça-feira (16 de abril), no concelho de Penalva do Castelo.
De acordo com informações do Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, tratou-se do despiste do trator na Estrada Municipal 1468, próximo da Quinta da Vinha, na freguesia de Pindo.
O acidente aconteceu poucos minutos depois das 09h00. Para o local foram chamados os Bombeiros de Penalva do Castelo, a VMER de Viseu e a GNR, num total de 10 operacionais apoiados por quatro viaturas.

Local/Regional

A cidade de Viseu concretizou mais uma geminação. Desta vez com uma cidade espanhola, a de León

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Alcaide da Câmara Municipal de León, José Antonio Diez Díaz, celebram um Protocolo de Geminação, Cooperação e Amizade.
“Esta parceria histórica entre Viseu e León desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos laços culturais, sociais e económicos entre as duas cidades”, avançou o autarca viseense. “Esta é uma oportunidade única para o crescimento mútuo e a construção de um futuro mais próspero e integrado para as duas comunidades. Estou convicto que este compromisso hoje assumido criará oportunidades significativas para o nosso crescimento”, sublinhou o presidente.
Também o Alcaide de León, José Diaz, realçou que “no ano passado, a Câmara Municipal de León aprovou, por unanimidade, sem fissuras nem polémicas, a proposta de declarar as nossas cidades irmãs. Desta forma, reconhecemos todos os laços históricos que nos unem e as alianças que, a partir de agora, construiremos sobre eles. Espanha e Portugal partilham tanta história que nos consideramos e nos sentimos irmãos de sangue e de legado. Espanhóis e portugueses estão unidos por laços de fraternidade que o tempo não pode apagar”.
“Anos de convivência e crescimento que justificam, e agora avançam, o interesse que a Câmara Municipal de Viseu demonstrou por esta irmandade como oportunidade para uma união protocolar e institucional que alicerça as suas raízes no passado do Reino de Leão e que se cimenta nas colaborações atuais e projetos conjuntos económicos, sociais e culturais”, justificou José Diaz.
“Vamos dar a esta grandeza a nossa base para consolidar um futuro esperançoso para o nosso povo. Muito obrigado pelo acolhimento, pela colaboração e pelo desejo de fraternidade que hoje nos traz aqui e nos abre um futuro magnífico”, concluiu o Alcaide.
À data, Viseu é geminada com 13 cidades, em territórios como Cabo Verde, França, Polónia, Itália, Bulgária, São Tomé e Príncipe, Brasil, Moçambique, Costa do Marfim e China, a par de Portugal, concretamente com as cidades de Elvas e Cascais e, agora, Espanha.

Desporto

Kartcross: Alexandre Borges (Nelas) vence Open de Castelo Branco, antes de arrancar a nova temporada

Em contagem decrescente para o início do Campeonato de Portugal de Kartcross, o Open de Castelo Branco abriu as hostilidades da época, acolhendo, alguns dos nomes que irão marcar a época desportiva de 2024.
Alexandre Borges, o piloto da NelaSport, marcou presença com o novo Semog Attack, fazendo a estreia a nova viatura de competição e da recém-criada divisão 2 do kartcross, em provas oficiais em Portugal.
Ainda em fase de adaptação a estas novas especificações, o piloto de Nelas, entrou,d e acordo com o clube, determinado em não deixar os créditos por mãos alheias e desde cedo demonstrou que estaria na luta pela vitória, averbando o tempo mais rápido nos treinos cronometrados.
Na final de domingo (14 de abril), desde cedo que assumiu a liderança, a qual não viria a largar até ao cair da bandeira de xadrez, averbando assim a primeira vitória do Semog Attack, logo na prova de estreia em Portugal.
“Chegámos a Castelo Branco, completamente às escuras. Em primeiro porque estivemos em contrarrelógio a terminar o kartcross para conseguir estar presentes, pelo que foi o meu primeiro contacto com este novo modelo da Semog em pista, por outro lado, não tínhamos qualquer referência de como seria a competitividade desta nova motorização em pista, comparativamente aos 600. Face a tudo isto, só posso considerar que foi uma vitória importante e que nos dá bons indicadores para a primeira prova do campeonato, agendada já para o fim de semana de 04 e 05 de maio, em Mação”, refere Alexandre Borges.

Local/Regional

Novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Viseu é inaugurado esta terça-feira

Esta terça-feira (16 de abril) é inaugurado o novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Viseu, situado na Freguesia de Rio de Loba, junto à Feira de Gado.
O Centro de Recolha Oficial resulta de investimento municipal e é constituído por dois pavilhões, um destinado a serviços/apoio e outro destinado ao alojamento dos animais. De acordo com a autarquia viseense, a obra teve como objetivo criar um equipamento qualificado e pronto a dar resposta ao elevado número de animais errantes no concelho de Viseu, atuando assim na saúde e bem-estar animal e prevenindo situações que possam colocar em risco a segurança, a higiene e a saúde públicas.
Também esta terça-feira, pelas 15h00, o presidente e vice-presidente da Câmara de Viseu visita o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, para a assinatura do protocolo entre o município e a associação, para acolhimento de animais recolhidos na via pública e para esterilização e identificação com registo de animais abandonados, recolhidos na via pública.