O Teatro Viriato, em Viseu, recebe, na sexta-feira (dia 14 de junho), às 21h00, o espetáculo “POPULAR”, de Sara Inês Gigante, vencedora da 6.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço (2023) e que estreou recentemente no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
“POPULAR” é, segundo o Teatro Viriato, um espetáculo-desafio que parte da autoficção de que a criadora e intérprete pretende ser uma artista popular, desafiando os padrões do panorama cultural e do universo popular através de uma fusão entre os dois. "A proposta serve-se da fricção existente entre a cultura de elite e a cultura de massas para pensar o público enquanto coletivo e as divisões sociais que esta tensão pode refletir", refere, acrescentando que entre a biografia e a pesquisa, a proposta conduz a um questionamento sobre outros conceitos que pertencem à mesma família lexical da palavra “popular”, como popularidade, pop e populismo. “POPULAR” acabará sempre por se questionar se poderá ter sido, ou não, popular.
“Quando decidi fazer este espetáculo, decidi que o queria fazer a pensar no “Grande Público”. Depois percebi que o mais justo seria precisamente que o espetáculo descortinasse o que é que é isso do “Grande Público”, e o que é que está implícito nesta ideia de que os públicos variam como se pertencessem a determinados grupos que não se misturam. Quem diz público, diz povo, ou sociedade. E isso pode significar falar de público-alvo, de massas, de estereótipo, de síndrome de impostor, de opressão, de polarização, de manipulação, de populismo. E também pode significar tentar ser popular e imaginar que este espetáculo é feito numa festa popular - onde muita gente se encontra - na praça do centro histórico da tua cidade, com cheiro a pipocas, música, e uma massa de gente diversa à frente do palco”, refere a artista.
Com este projeto, a artista venceu a 6.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço. Uma iniciativa promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), o A Oficina / Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), e o Teatro Viriato (Viseu).
Foto: "POPULAR!" © Paulo Pacheco