A nova temporada do Teatro Viriato, em Viseu, inicia esta sexta-feira e sábado (13 e 14 de setembro) com uma produção do Teatro Nacional São João.
“Suécia”, um texto original de Pedro Mexia, conta com encenação de Nuno Cardoso e sobe ao palco às 21h00, esta sexta-feira, e às 17h00 no sábado.
Segundo o Teatro Viriato, “Suécia” marca a estreia do escritor e crítico literário na dramaturgia. “A peça joga com a suspeita de que todos temos uma certa ideia deste país, desde os filmes de Bergman e o paraíso (perdido?) da social-democracia até à pátria do infernal Strindberg ou dos açucarados ABBA”, explica.
O público é transportado para o rescaldo das eleições de setembro de 1976, que ditaram o fim de meio século ininterrupto de governação do Partido Social-Democrata. Uma altura que coincide com o casamento de Monika, filha de Egerman, um intelectual sexagenário “retirado do mundo”, que não esconde o seu contentamento com o fim desse consulado.
“Suécia” discute, assim, ideias de futuro, o fim das ilusões e as boas intenções, misturando as fronteiras entre o público e o privado e o político e o íntimo.
A apresentação nesta sexta-feira termina com uma conversa com Pedro Mexia e Mafalda Lencastre.
© Tuna/TNSJ