O mês de maio, no Teatro Viriato, em Viseu, vai contar com performances sobre o papel e o futuro da mulher na sociedade, peças de teatro que abordam o corpo, oficinas de música, novo circo e espetáculos de teatro para famílias, concertos de bateria, seminários sobre cinema vanguardista e espetáculos de teatro.
A começar por sexta-feira, dia 03 de maio, às 21h00, o Teatro Viriato recebe o concerto “Sangue Suor”, um projeto a seis mãos e três baterias composto pelos músicos Rui Rodrigues, Susie Filipe e Ricardo Martins.
A companhia Amarelo Silvestre estreia, nos dias 10 e 11 de maio, o espetáculo “Corpo Título”. Com direção artística de Rafaela Santos, este é um espetáculo que conta com a participação da Dançando com a Diferença, numa coprodução com o Teatro Viriato, Teatro Académico Gil Vicente e Cineteatro Louletano. Um espetáculo sobre o Corpo. Para os mais novos, bebés, crianças e famílias, dia 11 de maio traz novamente ao Teatro Viriato a oficina de música “Tatabitato”, de Ana Bento e Bruno Pinto.
Também no campo da programação para famílias, Cláudia Gaiolas regressa a Viseu, nos dias 17 e 18, para mais um espetáculo do ciclo Antiprincesas. Desta vez, dão a conhecer Antónia Rodrigues, uma mulher à frente do seu tempo, que deixou a sua vila ao pé do Rio Vouga em busca de uma vida de aventuras, nomeadamente a bordo das caravelas portuguesas.
Nos dias 23, 24 e 25, o Teatro Viriato acolhe a estreia europeia de “BU!”, uma performance da artista brasileira Vanessa Martins. A artista materializa ironicamente, numa só boneca, os desejos do patriarcado e do mundo capitalista.
Ainda este mês, o Teatro Viriato promove mais uma sessão da oficina Casa Aberta/Open House, com a companhia Oliveira & Bachtler, no dia 25. Quase no final do mês a companhia Mala Voadora apresenta a peça “Old Cock”, nos dias 28 e 29 de maio. A peça será apresentada no dia 29 para público geral e no dia 28 para turmas do ensino secundário e ensino superior.
O mês termina com o seminário “Cinema de Vanguarda/Nos anos 1930 a 1970 norte-americanos”, que acontece nos dias 31 de maio e 01 de junho, com o historiador de cinema Richard Peña. É organizado pelo Teatro Viriato em parceria com o Cine Clube de Viseu.
"Sangue Suor" © Gonçalo Delgado