Este mês de outubro, Ana Madureira e Vahan Kerovpyan levam ao Teatro Viriato, em Viseu, uma proposta para os mais novos. Em palco, na quinta e sexta-feira (05 e 06 de outubro), interpretam um espantalho e um corvo, inimigos naturais, mas que nesta história e com muito “Espanto” aprendem a mudar e a olhar o mundo através de diferentes perspetivas.
Também no Vistacurta, do Cine Clube de Viseu, o Teatro Viriato propõe sugestões para os públicos mais jovens. Como o cine-concerto “Nanook, o Esquimó”, no dia 13 de outubro, às 19h00, e uma sessão especial de “Tatabitato”, no dia 14 de outubro, às 10h30.
No âmbito da série de espetáculos “Antiprincesas” criada por Cláudia Gaiolas, a partir da coleção de livros com o mesmo nome, os mais pequenos terão a oportunidade, nos dias 27 e 28 de outubro, de conhecer Juana Azurduy, mulher, mãe e guerreira que lutou por um país melhor e pela independência da Bolívia.
Já em dezembro, a Gira Sol Azul e o Teatro do Vestido estreiam “Sophia” um espetáculo construído com poemas e textos de Sophia de Mello Breyner Andresen que se centra na liberdade de sílaba a sílaba tão característico no trabalho da escritora. O espetáculo é apresentado nos dias 07 e 08 de dezembro e assinala também o lançamento do 3.º Disco do Coletivo Gira Sol Azul.
O circo contemporâneo promete juntar e surpreender o público no espetáculo “CIR-K”, da Companhia Oliveira e Bachtler, no dia 15 de Dezembro. A história rodopia em torno de três personagens que coabitam realidades paralelas e cuja relação é bastante peculiar e marcada por uma coreografia onde malabarismo e teatro físico se fundem.