Na União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, no concelho de Viseu, a comunidade reuniu-se, na tarde de domingo (29 de setembro), junto à antiga Linha Ferroviária do Dão, para ver renascer o edifício da Estação de Torredeita.
“As nossas Freguesias são detentoras de um património inigualável e esta não é exceção, especialmente por toda a história que liga a comunidade local à Estação e à linha ferroviária”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. “Em boa hora decidimos recuperar este edifício histórico, mantendo a sua essência e arquitetura, e dotando-o de uma nova vocação que possibilita ao público mergulhar nas origens e (re)descobrir a identidade do nosso território”, adiantou o autarca.
A empreitada representou um investimento de cerca de 148 mil euros e contou com o cofinanciamento da ADDLAP, através do Programa de Desenvolvimento Rural 2020. O objetivo da intervenção passou por reabilitar e adaptar o edifício para funcionar como um espaço museológico, promovendo a capitalização do valor histórico, económico e social, através de várias atividades a serem desenvolvidas, como visitas guiadas. Segundo a autarquia, o edifício pretende ser uma reprodução original do interior da Estação e, simultaneamente, um local para exposição de trajes regionais.
“Neste pequeno Museu, os visitantes poderão observar e conhecer melhor diversos aspetos e produtos que caracterizam o território, nomeadamente os vestidos de Chita, as Flores dos Namorados, a Olaria, o Folclore, o Volfrâmio e o Estanho, numa exposição intitulada ‘A Nossa Terra. A Nossa Gente’”.
A intervenção consistiu na requalificação total do edifício, incluindo as paredes interiores - que continham painéis de azulejos -, o vão de escada de acesso ao piso 1 e a bilheteira. Foi ainda contemplada a execução de pavimentos, paredes interiores, pintura das paredes exteriores, cobertura, infraestruturas elétricas e outras. “Por último, considerou-se também a requalificação das instalações sanitárias existentes”, acrescenta a Câmara Municipal de Viseu.
Foto: Município de Viseu/Rui da Cruz