A comemorar os 25 anos de atividade, e no ano em que são assinalados os 50 anos do 25 de abril, o Teatro Viriato, em Viseu, preparou para este mês uma programação que enaltece a liberdade em diferentes formas: a liberdade artística, de pensamento, onírica e social. Temas como migração, tráfico de humanos, direitos laborais, democracia, precariedade, sobrevivência e sonho são alguns dos temas que vão estar em evidência.
Já na sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 abril, o projeto K Cena – Projeto Lusofono de Teatro Jovem volta a ocupar o palco do Teatro Viriato com a estreia da peça “Migraaaantes”. O espetáculo de teatro foi desenvolvido por jovens entre os 14 e os 25 anos, do concelho de Viseu, e, entre comédia, drama e ironia, aborda temas como a crise de refugiados, os conflitos sociais e bélicos e os problemas subjacentes à difusão do modelo social e económico do Ocidente. No dia 12 as sessões de apresentação acontecem às 10h30 e às 15h00 e destinam-se a grupos escolares. No dia 13, a apresentação acontece às 16h00, para público em geral.
Sara Barros Leitão regressa ao Teatro Viriato, nos dias 19 e 20 de abril, com a peça “Guião para um país possível”. Um espetáculo de teatro criado a partir dos discursos proferidos na Assembleia da República nos últimos cinquenta anos da democracia portuguesa.
Idealizado e concebido pela artista Tita Maravilha, o "#Precárias - 2.º Festival de Performance” chega a Viseu por iniciativa do Teatro Viriato, em parceria com a Carmo’81, no dia 24 de abril, às 21h00. Em Viseu, o festival conta com a participação de Carolina Varela, que irá apresentar a performance “Dragon Soup”, na qual questiona a sociedade de consumo, Herlander, artista multidisciplinar que traz um concerto onde reescreve as regras do standard popular musical com o seu som original, e Cigarra, que encerrará a noite com um DJ7 repleto de música sedutora que se funde com a marginalidade da diáspora, a comoção pop e a subversão experimental.
No dia 25 de abril, o Teatro Viriato lança no SubPalco, no youtube, o mini-documentário “Sem cultura não há liberdade”, no qual é retratado o ciclo de programação especial com o qual o Teatro Viriato celebrou em 2023 a revolução de 25 de Abril de 1974.
O mês de abril, no Teatro Viriato termina com a apresentação do espetáculo “Sonoma”, de Marcos Morau”, da companhia La Veronal, no dia 27 de abril, às 21h00. Aproveitando a passagem da companhia por Viseu, o Teatro Viriato promove também, no dia 26 de abril, um workshop que dá a conhecer o “Universo Veronal”.
"K Cena" © Carlos Fernandes