Viseu: programação do mês de abril no Teatro Viriato relembra que 'sem cultura não há liberdade'

A comemorar os 25 anos de atividade, e no ano em que são assinalados os 50 anos do 25 de abril, o Teatro Viriato, em Viseu, preparou para este mês uma programação que enaltece a liberdade em diferentes formas: a liberdade artística, de pensamento,  onírica e social. Temas como migração, tráfico de humanos, direitos laborais, democracia, precariedade, sobrevivência e sonho são alguns dos temas que vão estar em evidência.   
Já na sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 abril, o projeto K Cena – Projeto Lusofono de Teatro Jovem volta a ocupar o palco do Teatro Viriato com a estreia da peça “Migraaaantes”. O espetáculo de teatro foi desenvolvido por jovens entre os 14 e os 25 anos, do concelho de Viseu, e, entre comédia, drama e ironia, aborda temas como a crise de refugiados, os conflitos sociais e bélicos e os problemas subjacentes à difusão do modelo social e económico do Ocidente.  No dia 12 as sessões de apresentação acontecem às 10h30 e às 15h00 e destinam-se a grupos escolares. No dia 13, a apresentação acontece às 16h00, para público em geral.
Sara Barros Leitão regressa ao Teatro Viriato, nos dias 19 e 20 de abril, com a peça “Guião para um país possível”. Um espetáculo de teatro criado a partir dos discursos proferidos na Assembleia da República nos últimos cinquenta anos da democracia portuguesa.
Idealizado e concebido pela artista Tita Maravilha, o "#Precárias - 2.º Festival de Performance” chega a Viseu por iniciativa do Teatro Viriato, em parceria com a Carmo’81, no dia 24 de abril, às 21h00. Em Viseu, o festival conta com a participação de Carolina Varela, que irá apresentar a performance “Dragon Soup”, na qual questiona a sociedade de consumo, Herlander, artista multidisciplinar que traz um concerto onde reescreve as regras do standard popular musical com o seu som original, e Cigarra, que encerrará a noite com um DJ7 repleto de música sedutora que se funde com a marginalidade da diáspora, a comoção pop e a subversão experimental.  
No dia 25 de abril, o Teatro Viriato lança no SubPalco, no youtube, o mini-documentário “Sem cultura não há liberdade”, no qual é retratado o ciclo de programação especial com o qual o Teatro Viriato celebrou em 2023 a revolução de 25 de Abril de 1974.
O mês de abril, no Teatro Viriato termina com a apresentação do espetáculo “Sonoma”, de Marcos Morau”, da companhia La Veronal, no dia 27 de abril, às 21h00. Aproveitando a passagem da companhia por Viseu, o Teatro Viriato promove também, no dia 26 de abril, um workshop que dá a conhecer o “Universo Veronal”. 

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-08 14:57:42

 

"K Cena" © Carlos Fernandes

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu: Gala Anim’Arte destingue personalidades das áreas artísticas,culturais e sociais, este sábado

A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) recebe na noite deste sábado (05 de outubro) a edição 32 da Gala Anim’Arte.
Uma iniciativa do Gicav (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu) que pretende homenagear e reconhecer a atividade cultural e artística da região e premiar quem se evidenciou, no último ano, nas mais diversas áreas artísticas, culturais e sociais.
Este ano são 21 as personalidades e entidades distinguidas na Gala Animarte. A 32.ª edição da Gala Anim’Arte vai ter lugar às 21h00.

Local/Regional

Tondela: Grande Rota do Caramulo encerra ciclo de percursos pedestres este domingo

É o final do calendário de percursos pedestres de 2024 promovido pela Câmara Municipal de Tondela, este domingo (06 de outubro). O ciclo de caminhadas encerra com a realização da Grande Rota do Caramulo.
O trilho, de 30 quilómetros, e que atravessa várias localidades das freguesias do Guardão e Castelões, tem início marcado para as 09h00, no Caramulo, junto ao museu da vila. 
De acordo com a autarquia de Tondela, a Grande Rota tem uma duração estimada de oito horas e um grau de dificuldade considerado médio e um desnível de mil metros. 2Pelo meio do percurso os caminheiros receberão reforços alimentares", refere. 
Este ano o calendário de percursos pedestres incluiu nove caminhadas que juntaram sempre largas centenas de participantes, muitas delas oriundas de fora do concelho. 
 

Local/Regional

Nelas: Canas de Senhorim veste-se à época medieval até domingo

A vila de Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, volta a recuar no tempo para servir de cenário a mais uma Feira Medieval. É a edição 32 que acontece entre esta sexta-feira e domingo (de 04 a 06 de outubro).
São várias as iniciativas previstas, desde a Ceia Medieval, os espetáculos de fogo, para além dos torneios a cavalo, o mercado medieval, danças à época, saltimbancos, exibição de aves, animação de rua, cortejos medievais, entre outras atrações.
Os visitantes vão ter ainda à disposição diversas tabernas e barracas, desde artesanato, joalharia, doces regionais e conventuais, produtos agrícolas frescos, bijuteria artesanal, bebidas tradicionais, entre outras ofertas.

Local/Regional

Viseu, acolhe, este sábado, a 5ª Gala dos Enfermeiros

A Secção Regional Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) vai realizar a 5ª Gala dos Enfermeiros, este sábado (05 de outubro), em Viseu, a partir das 18h00. Pelo quarto ano consecutivo, a Gala dos Enfermeiros volta a realizar-se na cidade viseense, no edifício Expocenter.
Num primeiro momento, a iniciativa conta com a distinção de vários membros em diversas categorias, pelo trabalho, empenho e dedicação enquanto enfermeiros/as. Além disso, e pela primeira vez, a SRCentro vai atribuir o Prémio Uma Voz pela Enfermagem, uma distinção que, nas palavras de Valter Amorim, presidente do Conselho Diretivo da SRCentro, “procura reconhecer e homenagear figuras públicas que, através do seu mediatismo, valorizam a enfermagem e os profissionais, dando uma voz em defesa de todos nós”.
De seguida, e no decorrer do jantar de gala, com diversos momentos musicais e de animação, irá decorrer a Cerimónia de Vinculação à Profissão. Serão entregues as Cédulas Profissionais aos recém-licenciados em Enfermagem e lido, em uníssono, o Juramento Profissional com o Bastonário, Luís Filipe Barreira. 

Local/Regional

Penalva do Castelo: Feira da Maçã Bravo de Esmolfe é este domingo (c/ áudio)

A maçã Bravo de Esmolfe volta a estar em destaque em mais uma feira dedicada ao fruto. Acontece este domingo (06 de outubro) em Esmolfe, no concelho de Penalva do Castelo. Devido aos incêndios que fustigaram a aldeia e grande parte do concelho, em meados de  setembro, a Feira da Maçã Bravo de Esmolfe sofreu algumas alterações. O trail foi cancelado, assim como a atuação de artistas convidados de fora do concelho, como explica o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho.
Diversos produtores do concelho marcam presença no certame, que também dá destaque ao vinho do Dão, ao queijo Serra da Estrela, mas também ao artesanato e outros produtos do concelho, como adianta o presidente da Câmara, Francisco Carvalho.
A par da feira está também prevista animação musical com dois grupos do concelho de Penalva do Castelo e, mais uma vez, o tradicional concurso Delícia Maçã Bravo de Esmolfe. 

Arte e Cultura

Viseu: Festival Outono Quente decorre até domingo

O Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu, recebe, entre esta quinta-feira e domingo (de 03 a 06 de outubro), a 13.ª edição do Festival Outono Quente, um encontro de artes.
Durante os quatro dias, o evento, organizado pela Zunzum Associação Cultural conta com música, teatro, dança, oficinas, conversas, entre outras atividades. “Conversamos sobre a Arte e a Educação, promove-se a leitura, enfrentamos realidades desconcertantes, atravessamos fronteiras e desafios, com riso, coragem e esperança”, explica a organização.
Da programação (AQUI) consta, mais uma vez, a “Marcha dos Sonhos”, iniciativa que este ano é dedicada ao encenador e ator Jorge Fraga, falecido em agosto.