O PS lamenta que o executivo da câmara de Viseu, liderado por Fernando Ruas (PSD), não tenha alterado o dia das reuniões de forma a permitir a presença do vereador João Azevedo, que é também deputado na Assembleia da República.
Na primeira reunião do executivo, realizada na segunda-feira (18 de outubro), os vereadores do PS, "perante a proposta constante no regimento de realização das reuniões à quinta-feira, facto que impossibilitaria a presença do vereador João Azevedo, solicitaram alteração para outros dias da semana".
Em comunicado, os socialistas contam que "a pretensão foi rejeitada, com base na justificação de que 'os serviços técnicos teriam, para esse dia, melhor organização'", uma argumentação que "mais não é do que uma tentativa de obstaculizar a plena participação democrática e política".
No seu entender, "com esta posição, o executivo camarário está a limitar o envolvimento nas dinâmicas executivas do principal candidato da oposição, que mereceu a confiança de 20 mil eleitores".
Entre as alterações propostas, "todas chumbadas pela maioria PSD", estava também a de "todas as reuniões serem abertas ao público, para que os munícipes possam ter um conhecimento mais profundo da gestão do concelho", assim como a sua gravação, acrescentam.