Viseu Dão Lafões diz que medidas do Governo são redundantes e exige barragens para evitar secas

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões disse à agência Lusa que o Governo “fez bem” em anunciar medidas para a seca, apesar de “redundantes”, e defendeu a construção de barragens para colmatar o problema.
Fernando Ruas que é também presidente da Câmara Municipal de Viseu destacou ainda que “há uma novidade”, na medida em que o Governo sugere que haja aumento do preço da água para os consumidores com gastos superiores a 15 metros cúbicos.
“No caso de Viseu, os consumidores do terceiro escalão, com gastos superiores a 15 metros cúbicos, representam mais ou menos 8% do consumo total, o que significa que a eficácia desta medida, no meu concelho, é quase inexistente”, apontou.
Isto porque “os aumentos não poderiam ser muito significativos, seriam em apenas 8% do consumo total”, o que “não desperta interesse nenhum” e, por isso, em Viseu, “não será aplicada”.
“Registamos como positiva a declaração de que vai havendo apoios de âmbito ambiental, nomeadamente para a colocação de torneiras redutoras ou para a compra de camiões-cisternas”, sublinhou.
Entre as medidas que Fernando Ruas gostaria de ver anunciadas, e que considerou “muito importante” para colmatar o problema de falta de água, está o “aceleramento nas construções” de barragens.
“Não se pode continuar a arrastar mais os pés para se decidir a construção de barragens. Do plano anterior, foi retirada a barragem de Girabolhos e a de Pinhosão, e andamos com o problema da barragem de Fagilde há cinco anos”, sublinhou.
“Deixamos durante muitos meses correr a água para o mar e, agora, que precisamos dela, não a temos. Precisamos de água armazenada. Não podemos é andar durante tanto tempo com estas hesitações”, registou.
O autarca defendeu o “uso de águas residuais, como se faz noutros países e que em Portugal a legislação não permite”, mas, em Viseu, assumiu que começou esta semana a usar para rega” de espaços públicos.

Autor: Irene Ferreira
2022-08-25 15:20:46

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: Curso Profissional de Saúde promove Jornadas de Saúde na Biblioteca Municipal (com áudio)

A Biblioteca Municipal de Mangualde acolhe, esta quinta e sexta-feira (18 e 19 de abril), as 1ªs Jornadas de Saúde promovidas pelo grupo de alunas que há três anos frequentam o Curso Profissional de Saúde do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
De acordo com Ana Marto, uma das professoras envolvidas na organização, o objetivo é realçar a importância da saúde e dos serviços de saúde na comunidade.
Ao longo dos dois dias, técnicos de saúde, professores e autoridades falam sobre diversas temáticas, desde “Violência no namoro”, “A parentalidade positiva”, “A adolescência”, “O envelhecimento em segurança”, entre outras.

Local/Regional

Desfile de moda do Palácio do Gelo, em Viseu, é no próximo sábado

Com o objetivo de mostrar as tendências de moda primavera/verão, o Palácio do Gelo, em Viseu, promove mais um desfile na noite do próximo sábado (20 de abril), com a participação das diversas lojas do espaço comercial. A iniciativa serve ainda para assinalar os 16 anos do centro comercial.
Ao longo de mais de duas horas, o evento, no piso 0, vai contar com a presença na passerelle da atriz e modelo Liliana Santos e do casal de influencers Miguel & Raquel. A apresentação volta a estar a cargo de Catarina Furtado.
A passadeira da moda também será pisada pelo manequins da agência Best Models. Áurea também vai subir ao palco.
O desfile de moda tem início às 21h30.

Local/Regional

Cartazes da revolução do 25 de abril estão patentes no Museu Municipal de Vouzela

Está patente, desde esta quarta-feira (17 de abril), no Museu Municipal de Vouzela a exposição "Cartazes da Revolução", alusiva ao cartaz político durante os anos da revolução do 25 de Abril.
A mostra é composta por uma seleção de 35 cartazes políticos originais pertencentes à coleção de cartazes do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
A exposição pode ser visitada até ao dia 05 de maio.

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por resistência e coação a agente da PSP

Pelo crime de resistência e coação sobre um agente da PSP de Viseu, um homem de 41 anos foi detido.
No decorrer de uma intervenção policial, em que um fiscal administrativo de estacionamento solicitou o apoio à polícia, ao abordar o suspeito, o mesmo adotou um comportamento agressivo, não colaborante, proferindo palavras injuriosas contra os agentes policiais.
A PSP explica que apesar de o indivíduo ser advertido para terminar com o tal comportamento, o mesmo não acatou, pelo que foi detido.

Saúde e Bem-Estar

Mangualde: Termas de Alcafache abriram, esta semana, nova época termal (com áudio)

Na segunda-feira (15 de abril), abriu a nova época nas Termas de Alcafache, no concelho de Mangualde. Até ao final do mês de novembro a estância termal conta com a vertente de terapêutica e de lazer, através de um SPA, como refere a diretora. 
Helena Marcos realça ainda o sossego e a natureza que envolve a estância termal de Alcafache.
As Termas de Alcafache disponibilizam tratamentos músculo esqueléticos e para as vias respiratórias. Os tratamentos continuam a ser comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que segundo Helena Marcos é uma mais valia para que a população continue a usufruir das terapêuticas termais.
As Termas de Alcafache, no concelho de Mangualde, existem desde 1962.

Local/Regional

Viseu: Escola Superior de Tecnologia de Gestão debate Ciência e Ambiente, esta quinta-feira

Esta quinta-feira, dia 18 de abril, o Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia de Gestão do Instituto Politécnico de Viseu (ESTGV) promove o 3º Workshop – Rumo à Investigação nas Escolas (RAINE), sobre o tema Ciência e Ambiente.
De acordo com o IPV, o evento destaca a importância do estudo e avanço das ciências para a compreensão e resolução dos desafios ambientais que enfrentamos, como a crise climática e a perda de biodiversidade. "Com uma abordagem baseada em evidências científicas, busca-se apresentar soluções para promover a sustentabilidade e preservar o meio ambiente para as futuras gerações", explica.
"Neste workshop, espera-se que os intervenientes, docentes do Departamento de Ambiente da ESTGV e alunos do ensino secundário da região de Viseu, abordem diversas áreas do conhecimento relacionadas com o papel da ciência na proteção do ambiente. Serão abordados temas como medidas de proteção na conservação de habitats, preservação de espécies ameaçadas de extinção, efeitos do aquecimento global, impactes ambientais e promoção de práticas mais sustentáveis", acrescenta.
O evento vai contar com a participação de diversas escolas da região, onde são esperadas mais de 200 pessoas "interessadas em contribuir para um debate construtivo e enriquecedor sobre a relação entre ciência e meio ambiente".