Pelo terceiro ano consecutivo, Viseu dá as boas-vindas à primavera com o "Dizer Poesia”. O “Príncipe dos Poetas” de Luís Vaz de Camões, dá o mote a um programa de 40 ações, que decorre entre esta quinta-feira e domingo (de 21 a 24 de março), em Viseu, desde poesia à música, passando por conversas, performances e exposições, cinema e visitas guiadas, entre outras atividades.
A par da Casa Amarela, o Mercado 2 de Maio, será também, este ano, espaço de eleição para receber concertos e performances. A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, o Museu Almeida Moreira, o Museu de História da Cidade e o Museu Keil Amaral irão constar, igualmente, do leque de “palcos” do "Dizer Poesia”, especialmente na oferta para as crianças e famílias.
Ao longo destes dias, a poesia sai à rua, numa revisitação muito particular da obra de Camões, mas também de outros poetas e autores portugueses de renome.
A Praça da República (Rossio) acolhe uma exposição temática, constituída por uma seleção de poemas de Luís Vaz de Camões, desafiando a comunidade a interagir e a conhecer, de forma criativa, a obra do poeta.
Já no fim de semana, em espaços emblemáticos da cidade, realizar-se-á o “Aqui Há Poesia”, com visitas guiadas pelo Grupo OFF. Ainda na vertente expositiva, a Casa Amarela acolhe a mostra “Deuses do Olimpo”, que exibirá um conjunto de desenhos do arquiteto Luís Teles, a partir da obra “Os Lusíadas”.
Esta quinta-feira, Mercado 2 de Maio acolhe a fadista Lina, com o mais recente álbum em nome próprio, Fado Camões.
No segundo dia do evento, é a vez de RUGE - Poemas e Canções, um projeto de poesia e música de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves. No sábado, o Mercado 2 de Maio volta a ser o epicentro da palavra dita e cantada, com a atuação da artista Capicua.
A fechar a terceira edição do evento, domingo, estará o concerto “Do Amor e da Glória em Camões”, um projeto cuja composição musical original e interpretação é de Rui de Luna, com Marcos Lázaro no violino e Natália Luiza na declamação.
Na 3ª edição do "Dizer Poesia” haverá ainda lugar a “Conversas sem Guião”.