Votação para 'Árvore do ano' decorre até quinta-feira. Mangualde e Sátão estão na lista

O plátano do Palácio dos Condes, em Mangualde, e o eucalipto de Contige, no concelho de Sátão, estão entre os dez finalistas do concurso “Árvore do Ano 2023. A iniciativa é organizada pela União da Floresta Mediterrânica.
A votação decorre até às 23h59 do próxima quinta-feira, dia 05 de janeiro.
A árvore do concelho mangualdense tem cerca de 300 anos, 10 metros de altitude e 3,9 metros de perímetro do tronco.
A árvore do concelho de Sátão tem 43 metros de altitude e 11 metros de perímetro do tronco.
A árvore que vencer o concurso vai concorrer a “Árvore Europeia do Ano 2023”.
Pode votar aqui:
https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote

Autor: Irene Ferreira
2023-01-03 14:57:48

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Escolas do concelho de Vouzela unem-se para celebrar Abril, esta sexta-feira

"À Descoberta de Abril" é o nome do espetáculo que os alunos do concelho do Vouzela vão protagonizar esta sexta-feira (19 de abril), pelas 21h00, no cineteatro João Ribeiro.
A iniciativa pretende ser uma celebração dos valores de abril e conta com vários momentos, desde poesia, dramatização, música, ginástica e danças africanas.
A organização está a cargo do Agrupamento de Escolas de Vouzela, da Associação Grupo de Ginástica de Vouzela, do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, Escola Profissional de Vouzela e do Município de Vouzela.

Local/Regional

Semana de Oração pelas Vocações junta jovens e seminaristas da Diocese de Viseu

Os Jovens da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Viseu, em conjunto com os seminaristas, juntam-se em vigília, na sexta-feira, dia 19 de abril, no Seminário Maior de Viseu, a partir das 21h16. De acordo com a Diocese, juntos vão refletir e rezar sobre o tema “E Agora? Para quem sou eu?”, integrado na Semana de Oração Pelas Vocações.
Também durante o fim de semana, dias 20 e 21 de abril, os seminaristas vão estar presentes numa ação da Pastoral Vocacional, nas paróquias de Rio de Loba (Viseu) e de Junqueira e Arões (Vale de Cambra), onde os estagiários Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes, respetivamente, irão receber o ministério de Acólito, que o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, lhes conferirá, e que marca o caminho para o sacerdócio. No sábado, às 18h00, a celebração da eucaristia será na Igreja Paroquial de Rio de Loba, e no domingo, às 16h00, na Paróquia de Junqueira.

Local/Regional

S. Pedro do Sul: Feira da Laranja arranca esta sexta-feira em Valadares

A aldeia de Valadares, no concelho de S. Pedro do Sul, recebe, entre esta sexta-feira e domingo (de  19 a 21 de abril), a 21ª Feira da Laranja. Uma iniciativa promovida pela freguesias local.
O evento conta, ao longo dos três dias, com diversos expositores e produtores, a atuação de diversos grupos de música, oficinas de dança, ações de sensibilização, arruada de concertinas e bombos, entre outras atividades.
No domingo também acontece o percurso pedestre “Rota da Laranja”.

Local/Regional

Mangualde: Curso Profissional de Saúde promove Jornadas de Saúde na Biblioteca Municipal (com áudio)

A Biblioteca Municipal de Mangualde acolhe, esta quinta e sexta-feira (18 e 19 de abril), as 1ªs Jornadas de Saúde promovidas pelo grupo de alunas que há três anos frequentam o Curso Profissional de Saúde do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
De acordo com Ana Marto, uma das professoras envolvidas na organização, o objetivo é realçar a importância da saúde e dos serviços de saúde na comunidade.
Ao longo dos dois dias, técnicos de saúde, professores e autoridades falam sobre diversas temáticas, desde “Violência no namoro”, “A parentalidade positiva”, “A adolescência”, “O envelhecimento em segurança”, entre outras.

Local/Regional

Desfile de moda do Palácio do Gelo, em Viseu, é no próximo sábado

Com o objetivo de mostrar as tendências de moda primavera/verão, o Palácio do Gelo, em Viseu, promove mais um desfile na noite do próximo sábado (20 de abril), com a participação das diversas lojas do espaço comercial. A iniciativa serve ainda para assinalar os 16 anos do centro comercial.
Ao longo de mais de duas horas, o evento, no piso 0, vai contar com a presença na passerelle da atriz e modelo Liliana Santos e do casal de influencers Miguel & Raquel. A apresentação volta a estar a cargo de Catarina Furtado.
A passadeira da moda também será pisada pelo manequins da agência Best Models. Áurea também vai subir ao palco.
O desfile de moda tem início às 21h30.

Local/Regional

Cartazes da revolução do 25 de abril estão patentes no Museu Municipal de Vouzela

Está patente, desde esta quarta-feira (17 de abril), no Museu Municipal de Vouzela a exposição "Cartazes da Revolução", alusiva ao cartaz político durante os anos da revolução do 25 de Abril.
A mostra é composta por uma seleção de 35 cartazes políticos originais pertencentes à coleção de cartazes do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
A exposição pode ser visitada até ao dia 05 de maio.