O município de Armamar, em reunião extraordinária do Conselho Local de Ação Social (CLAS), aprovou a criação do Núcleo da Garantia para a Infância. O protocolo de parceria, que tem como objetivo a promoção dos direitos e bem-estar das crianças e jovens, surge no âmbito da Recomendação (UE) 2021/1004 do Conselho Europeu, que pretende assegurar uma intervenção social eficaz e integrada para a infância, alinhada com o Plano Nacional da Garantia para a Infância 2022-2030.
O protocolo envolve diversas entidades locais e regionais com o objetivo de enfrentar a pobreza e a exclusão social, com especial foco nas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a autarquia, o Núcleo Local da Garantia para a Infância (NLGPI) será responsável por uma abordagem integrada e multidisciplinar, assegurando a identificação e mobilização de recursos e intervenções específicas para resolver as necessidades das crianças, jovens e suas famílias.
“A implementação do NLGPI promete não só reforçar a coesão social, mas também garantir uma integração mais eficaz das políticas nacionais e locais, adaptadas às especificidades do território e às necessidades da população local”, refere.
Foto: Câmara Municipal de Armamar