Rota Dão e Petiscos de regresso em mais de 60 restaurantes da região

Com o objetivo de valorizar os estabelecimentos da região demarcada do Dão, promover a gastronomia e o vinho do Dão a Rota Dão & Petiscos está de regresso para a segunda edição. A iniciativa da Comissão Vitivínicola Regional (CVR) do Dão está a realizar-se em mais de 60 restaurantes aderentes da região até dia 30 de novembro. Assim, cada ponto de venda aderente está a promover um menu composto por um petisco à escolha e um copo de vinho do Dão por 4,50 euros.
“Esta iniciativa aconteceu pela primeira vez no ano passado, de forma a promover os vinhos e a restauração num ano atípico, uma vez que o canal horeca é muito importante para os produtores. A Rota Dão & Petiscos foi um sucesso e, por isso, passou a fazer parte do nosso calendário de ações para promover os vinhos do Dão”, explica o Presidente da CVR do Dão, Arlindo Cunha.
"Esta iniciativa é ideal para quem não resiste a um petisco harmonizado com um vinho da região e quem aderir ainda pode ganhar prémios, tal como aconteceu no ano passado", refere a CVR Dão.
Para os clientes que se quiserem habilitar a ganhar têm de partilhar uma fotografia do menu e do copo no Facebook ou Instagram com a hashtag #vinhosdodao e o nome do estabelecimento fica imediatamente habilitado ao sorteio dos seguintes prémios: 1º estadia para duas pessoas, em regime de meia pensão no Hotel Quinta do Medronheiro e três garrafas de vinho Dão; 2º almoço ou jantar, para duas pessoas, no restaurante Mesa de Lemos - galardoado com uma Estrela Michelin em Viseu - e três garrafas de vinho do Dão; 3º seis garrafas de vinho do Dão. Os três prémios serão entregues às fotografias com maior número de gostos entre as duas redes sociais.

A CVR Dão está a promover esta iniciativa em parceria com a AHRESP (Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal), a Cave Lusa e a Viseu Marca.
A lista de restaurantes aderentes pode ser consultada no site cvrdao.pt/rotadaopetiscos.

Autor: Irene Ferreira
2021-11-08 14:45:13

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Moimenta da Beira: homem conduzia camião com matrícula falsa

Por falsificação de matrícula, um homem de 49 anos foi constituído arguido pela GNR, no concelho de Moimenta da Beira.
No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares abordaram um veículo pesado de mercadorias, com intuito de proceder à fiscalização. No seguimento das diligências policiais conseguiram verificar que o veículo ostentava uma matrícula cujos caracteres não correspondiam à viatura em circulação, bem como, o número de identificação do veículo não correspondia ao que constava no documento único automóvel. Na sequência da ação, o veículo foi apreendido e o proprietário foi constituído arguido.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Local/Regional

Sátão: 'Memórias de Abril' estreia, este sábado, no Cineteatro Municipal

O espetáculo “Memórias de abril”, que estreia este sábado (20 de abril), às 21h00, no Cineteatro Municipal de Sátão, pelas mãos da Escola Municipal de Teatro de Sátão, com criação de Florbela de Sá Cunha, pretende celebrar as conquistas da Revolução dos Cravos, e festejar a efeméride dos 50 anos de liberdade.
De acordo com a autarquia, a peça é um mosaico, uma colagem, "que nos dá uma ideia de como os anos da ditadura salazarista foram vividos na altura. Evoca histórias da resistência aos agentes da PIDE, como a de Catarina Eufémia, o peso da censura, o papel das mulheres, dos poetas, dos soldados na guerra do Ultramar".
No espetáculo, com música ao vivo executada pelo grupo SemGénero, "é celebrado o poder da palavra e da música". A democracia – como um lugar de liberdade onde convivem diferentes vozes e opiniões – serve de fio condutor ao espetáculo que partindo do cancioneiro poético-musical associado ao 25 abril, traz memórias do antes de abril de 74.

Arte e Cultura

Mangualde: 'Manhãs Sénior' sobem ao palco do Complexo Paroquial, este sábado à noite (com áudio)

Depois de, em janeiro, ter passado pelo auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, a peça de teatro “Manhãs Sénior” da CulturDão (Associação de Cultura e Artes do Dão) sobe ao palco do Complexo Paroquial de Mangualde, este sábado (20 de abril) à noite (21h30).
É um trabalho dos alunos de teatro da Universidade Sénior de Mangualde, inspirada nos programas de televisão emitidos durante as manhãs, como realça o encenador Rafael Pina.

Local/Regional

Linha da Beira Alta encerrou há dois anos. Final de junho é a nova data de reabertura

Esta sexta-feira (19 de abril) são assinalados dois anos do encerramento da Linha da Beira Alta, no troço entre Pampilhosa da Serra e Guarda, devido às obras de requalificação e modernização da via. Nessa altura, o prazo de conclusão da intervenção eram nove meses, mas acabou por não ser cumprido, sendo adiado para 12 de novembro do ano passado, mas mais uma vez não foi conseguido, tendo a Infraestruturas de Portugal (IP) apontado “diversos constrangimentos” e “a falta de capacidade do mercado da construção resultante da atual conjuntura mundial, bem como do período de forte investimento que o país atravessa”.
A última data prevista para a conclusão das obras, avançada pela IP, é no final do primeiro semestre deste ano.

Política

Deputados do PS, PSD e Chega, eleitos por Viseu, intergram diversas Comissões Parlamentares

O deputado do PSD, eleito por Viseu, Carlos Santiago, tomou posse como vice-presidente da 13ª Comissão Parlamentar e passou a integrar a Comissão do Poder Local e da Coesão Territorial e como suplente, a Comissão de Agricultura e Pescas, a Comisão de Defesa Nacional e a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.
Também a social democrata eleita por Viseu, Isabel Fernandes vai, neste mandato, integrar, como membro efetivo, a Comissão de Saúde e como suplente a Comissão de Agricultura e Pescas e a Comissão de Agricultura e Pescas.
Já o deputado Pedro Alves integra a Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, como membro efetivo, a Comissão de Educação e Ciência e como suplente a Comissão de Defesa Nacional.
Do lado do Partido Socialista, os deputados eleitos por Viseu também integram diversas comissões. José Rui Cruz pertence à Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação (suplente), à Comissão de Saúde (suplente) e à Comissão de Ambiente e Energia. Já a socialista Elza Pais integra a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a Comissão de Educação e Ciência e a Comissão de Saúde (suplente). João Azevedo foi também reeleito vice-presidente da Comissão de Poder Local e Coesão Territorial, faz parte da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e da Comissão de Poder Local e Coesão Territorial.
Do partido Chega, eleito por Viseu, João Tilly integra, como efetivo, a Comlissão de Assuntos Europeus e como suplente, a Comissão de Educação e Ciência e a Comissão de Defesa Nacional. 

Local/Regional

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi assinalado, esta quinta-feira, em Sátão

O Município de Sátão associou-se, esta quinta-feira (18 de abril) às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982, e aprovado pela UNESCO. Este ano o tema é “Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza”.
Para celebrar o dia, o Município de Sátão, através da disciplina de História e das professoras Conceição Lima e Márcia Teixeira, do Agrupamento de Escolas, realizou uma caminhada, com os alunos do 10ºD, até à Capela de Nossa Sra. da Esperança, localizada em Abrunhosa. "Foi feita uma visita guiada à Capela, com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância da requalificação dos espaços e da manutenção dos mesmos, como indica a Carta de Veneza, para que assim o nosso passado e a nossa história se possam manter por muitos anos e chegar sempre às gerações futuras", explica a autarquia, acrescentando que a visita foi uma mais-valia para os alunos, cujo programa letivo inclui o estudo da arte barroca.
"Destacamos ainda o património arqueológico e religioso existente no concelho de Sátão, salientando a Orca do Tanque – em requalificação, a Orca de Forles, requalificada recentemente, os Conventos de Santa Eufémia e o do Senhor Santo Cristo da Fraga em Ferreira de Aves, o Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos em Romãs e o Santuário do Sr. da Agonia em Avelal", conclui.