Congresso do Chega, em Viseu, arranca esta sexta-feira com propostas de alterações estatutárias

O Congresso do Chega arranca esta sexta-feira (26 de novembro) em Viseu, com André Ventura a anunciar que irá propor alterações na organização e nos órgãos do partido, apesar de pretender que a reunião magna seja de “união” e de “mobilização”.
Em declarações à Lusa, o líder do Chega antecipou o Congresso do partido, que se reúne entre sexta-feira e domingo em Viseu, afirmando esperar que seja uma reunião “pacificadora”, capaz de “mobilizar e unir o partido para as legislativas”.
“Nessa perspetiva, espero que seja o Congresso de maior união de todos os que já tivemos – este já vai ser o quarto congresso do partido – e espero que seja a mobilização de forças definitiva para as legislativas, deixando um pouco de lado as dinâmicas e as tensões internas que o partido tem, naturalmente, e que seja capaz de, neste momento, focar-se no essencial, que são as eleições de dia 30 de janeiro”, frisou.
Convocado depois de o Tribunal Constitucional ter considerado que as alterações estatutárias introduzidas no Congresso de Évora, em setembro de 2020, foram ilegais, a reunião magna deste fim de semana irá ratificar as alterações em questão, mas também introduzir novas mudanças “relativas aos órgãos, à organização do partido e a algumas questões de natureza mais técnica”.
“Mas não se prevê nenhuma alteração de fundo da orgânica do partido, pelo menos nas propostas na Direção, não sei se nas propostas dos congressistas vamos ter alguma alteração”, frisou André Ventura, afirmando esperar que “seja um congresso com o mínimo de alterações possíveis”.
O líder do Chega salientou ainda que irá apresentar listas próprias para a Direção, Jurisdição e Mesa do partido, apesar de serem "pontuais", mostrando-se também confiante de que a mudança de nomes não irá criar tensões internas no partido.
“Estou a procurar nomes agregadores e de pessoas que possam, dentro do possível, integrar, compreender e aceitar as várias tendências do partido, (…) nomes que não criem mais fratura, que não aprofundem divisões, mas que promovam consensos”, frisou, informando ainda que a Direção Nacional vai ser “maioritariamente de continuidade”.
Além das propostas de André Ventura, deram também entrada, até ao momento, duas moções de alterações estatutárias, segundo consta no site do partido.
Uma proposta visa que a duração dos mandatos das estruturas locais, regionais e distritais do partido sejam de dois anos, contrariamente aos quatro anos atuais, e a outra que os conselhos de jurisdição distrital passem também a ter “competências para a instauração, instrução, elaboração e análise dos processos disciplinares que se insiram na sua área de jurisdição”.
O Congresso arranca na sexta-feira às 20h00 na Expocenter de Viseu, com o encerramento dos trabalhos previsto para domingo às 17h00.

Autor: Irene Ferreira
2021-11-26 10:20:00

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Penalva do Castelo: projeto 'Human Energy' venceu concurso municipal de Ideias de Negócio

O auditório do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, recebeu a final municipal do Projeto WANTED “Concurso de Ideias de Negócio”.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, Gesentrepreneur e o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, destinou-se aos alunos do ensino secundário, inserida no âmbito do Projeto de Empreendedorismo nas Escolas da Região Dão-Lafões.
Na final municipal, estiveram a concurso sete ideias de negócio: “Candeeiro Inteligente”; “Estufa Inteligente”; “Piezo MAT”; “Data Food”; “Human Energy”; “Fonte Luminosa Renovável” e “Controlo de Carros por Arduino”.
O vencedor do concurso municipal foi o projeto “Human Energy”, ideia desenvolvida pelos alunos Davide Gomes e Rodrigo Silva. O grupo foi premiado com um Jantar no Restaurante “Fleur de Sel”. Todos os concorrentes receberam prémios de participação, constituídos por produtos endógenos do concelho, oferecidos pela Câmara Municipal.
“Com este projeto, pretende-se despertar o espírito de iniciativa e empreendedorismo nos jovens em idade escolar, envolvendo alunos, professores e empresas, reconhecendo e valorizando a criatividade e a inovação”, explica a autarquia penalvense.

Desporto

Fontelo recebe, na quinta-feira, mais um Meeting de Atletismo Inclusivo 'Cidade de Viseu'

A (AMV) Associação Mover Viseu com a colaboração da Associação de Atletismo de Viseu, com o apoio do IPDJ-Instituto Português de Desporto e Juventude - Desporto para Todos, da Câmara Municipal de Viseu e da Federação Portuguesa de Atletismo, vai organizar o “VI Meeting de Atletismo Inclusivo “Cidade de Viseu”.
A 6ª edição do Meeting de Atletismo Inclusivo “Cidade de Viseu” vai ter início às 14h00, na quinta-feira (25 de abril), na pista sintética do Estádio Municipal do Fontelo, com um programa para atletas infantis, iniciados e absolutos em ambos os sexos, com a particularidade de apresentar um programa em simultâneo para atletas adaptados.

Desporto

S. Pedro do Sul: Festa do Atletismo acontece no feriado de quinta-feira

A Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, em parceria com a Termalistur e com o apoio da União de Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões vai levar a cabo, uma vez mais, o Grande Prémio de Atletismo Joaquim Ramalho. 
A prova decorre na quinta-feira, dia 25 de abril, com início às 10h00, no  Parque da Cidade, em S. Pedro do Sul.
“Pretende-se que esta prova de homenagem ao grande impulsionador da modalidade em S. Pedro do Sul seja a festa do atletismo jovem, estando aberta à participação de atletas até ao escalão de sub18”, explica a autarquia local.

Local/Regional

Nelas: parques infantis do concelho estão a ser requalificados

O Município de Nelas está a requalificar os parques infantis em diferentes localidades do concelho, com intervenções que pretendem promover o bem-estar e a segurança das crianças, proporcionando espaços adequados para o seu lazer e desenvolvimento.
Em Senhorim foram alvo de intervenção dois parques infantis, um na localidade de São João do Monte e outro em Igreja (este executado ao abrigo de Protocolo estabelecido com a Fábrica da Igreja), com a substituição total dos equipamentos de recreio. No parque infantil das Caldas da Felgueira "procedeu-se também à substituição dos equipamentos, aplicação de baloiço, escorrega, vedação, bebedouro e painel informativo (estes dois últimos comparticipados no âmbito da Candidatura submetida ao PDR 2020 – Renovação de Aldeias), garantindo assim um espaço renovado e mais atrativo para as crianças desta localidade", explica a autarquia. 
"As obras de requalificação representam um investimento significativo por parte do Município de Nelas, no que concerne ao desenvolvimento e à melhoria das infraestruturas destinadas aos mais pequenos, que ascende aos vinte mil euros, contribuindo assim para a promoção de espaços seguros e adequados às necessidades das crianças, agradáveis e propícios ao divertimento e convívio dos mais novos, momentos fundamentais para um crescimento saudável e feliz, num ambiente acolhedor para todas as famílias", acrescenta.
Brevemente também em Moreira, ao abrigo do Protocolo estabelecido com a Junta de Freguesia, a requalificação vai incidir sobre o equipamento já existente, bem como nas Carvalhas e na Vila, Freguesia de Senhorim, sem esquecer a manutenção dos existentes em articulação com as Juntas de Freguesia.
 

Local/Regional

GNR de Viseu já sinalizou, este ano, mais de 1100 terrenos por limpar

No âmbito da prevenção e sensibilização para a limpeza de terrenos, a GNR continua a realizar ações de sensibilização junto da população. Ações que acontecem até ao final deste mês de abril, sendo que a partir de 01 de maio arranca a fase de fiscalização da limpeza dos terrenos, com aplicação de coimas para os proprietários incumpridores.
Desde 2019 que a GNR tem registado uma diminuição do número de sinalizações por falta de limpeza de terrenos.
No distrito de Viseu, em 2023 foram sinalizados 1650 casos, em 2022 foram 1258 e em 2021 sinalizou 1391 terrenos por limpar. Em 2020 foram registados 2410 incumprimentos e em 2019 foram 3213.
Este ano, e ainda com dados provisórios, a GNR de Viseu já registou 1107 terrenos em incumprimento de gestão de combustível.

Local/Regional

Mangualde: projeto 'Mangualde Cidade de Histórias' quer atrair mais pessoas ao concelho (com áudio)

Em Mangualde vai ser criado o parque da cidade em nome da escritora Ana de Castro Osório, natural do concelho.
Este será um dos atrativos, de cerca de meio milhão de euros, que integra o projeto “Mangualde – Cidade de Histórias”. Projeto que pretende homenagear a vida e obra de Ana de Castro Osório e que teve início em 2022, como realçou Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal.
Segundo o autarca, o parque da cidade deve ficar concluído no outono deste ano. A ‘Cidade das Histórias’ prevê a dinamização de diversas atividades, desde concursos literários, concursos de estátuas, a criação de uma biblioteca itinerante, sessões de contos, oficinas, a construção do Palácio das Fadas, cantinhos de histórias, entre outras, como pontos de atração turística, como sublinha a autora do projeto, Rosabela Afonso.