Ciclo “Viva Termas Centro” está de regresso

É este mês de junho que tem início a edição de 2021 do ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”. À semelhança de edições anteriores, este ciclo, organizado pelo consórcio Termas Centro, vai levar diversas ações e iniciativas às estâncias termais da região.
 
A primeira ação do “Viva Termas Centro” tem lugar nas Termas de Sangemil, concelho de Tondela, no domingo, dia 20 de junho, às 16h00. Trata-se do espetáculo “Poesia com Melodia”, a cargo do projeto Vítor Blue. Em palco, os espectadores assistirão à musicalização de poemas de poetas portugueses contemporâneos. Antes do “Poesia com Melodia”, haverá um workshop sobre alimentação saudável, realizado pela nutricionista das Termas de Sangemil, Emília Rodrigues, numa iniciativa proposta pelo município de Tondela e pelas Termas.
 
Devido à poandemia a participação é limitada e sujeita a inscrição prévia e levantamento de bilhete, que é gratuito. Todos os lugares existentes são sentados, sujeitos a marcação prévia, a qual deverá ser feita por reserva até 24 horas antes do dia do espetáculo.
 
O “Viva Termas Centro” desenvolve-se a partir de três eixos, que vão levar os participantes a descobrir a rede cultural que envolve as termas, a explorar o seu território e património e a desfrutar de novas experiências.
 
Até ao fim do ano, estão previstas iniciativas em várias estâncias termais. No eixo “Descubra – Uma Rede Cultural”, além da ação que abre a programação, “Poesia com Melodia”, irá regressar o “Termas Centro Vintage Jazz Tour”, que alcançou muito sucesso no ano passado. Esta ação consiste em animação de rua musical com jazz, ao jeito dos anos 20. As bandas que animarão as termas serão a Cottas Club Jazz Band, a Nineteen Seventeen Jazz Band, os Simple Hybrid Syncopators e a Mellowtone Brass Band.
 
No eixo “Explore – O Nosso Território e Património”, estão também de volta duas iniciativas de grande êxito. São elas a “Termas Centro Classic Cars” e a “Termas Centro em Duas Rodas”. A primeira, como o nome indica, consiste em passeios de carros clássicos pelos territórios das termas, numa parceria com o Clube Escape Livre; a segunda tem o mesmo âmbito, mas com motos, numa parceria com o MedMotard - Clube Médico de Mototurismo. De assinalar que está também em curso, neste eixo de exploração, a instalação de uma rede de geocaching, que permite a descoberta do património natural e cultural envolvente das termas.
 
Finalmente, o eixo “Desfrute – Novas Experiências” vai apresentar este ano, em cada um dos territórios das estâncias termais, o espetáculo cultural “Arte para a Infância”, pela Companhia de Música Teatral (CMT). Dedicado ao público infanto-juvenil, este espetáculo pretende despertar as vertentes emocionais, afetivas, intelectuais, cognitivas, espirituais, sensoriais e motoras dos mais pequenos.

Autor: Irene Ferreira
2021-06-17 11:27:35

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Penalva do Castelo celebra 'Abril' com música, uma arruada, um simulacro e uma sessão solene

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, em Penalva do Castelo, têm início na noite de quarta, estendendo-se para o dia de feriado, quinta-feira (24 e 25 de abril).
Na quarta-feira, às 21h00, a Praça do Antigo Município acolhe um concerto de música tradicional com Daniel Pereira Cristo. No feriado, depois do hastear da bandeira na Câmara Municipal, às 09h00, segue-se a arruada com o movimento associativo do concelho ao som da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
De acordo com a autarquia, para as 11h00 está agendado o simulacro de um acidente de viação, pelos bombeiros locais. Durante a tarde, o concerto “50 anos de Abril” pela Banda Recreativa está agendado para as 15h00, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários, com a presença de João Marcelo de Carvalho.
A sessão solene “Os 50 anos da Democracia” acontece às 16h00 no antigo edifício dos Paços do Concelho.

Local/Regional

Este ano, a GNR de Viseu já sinalizou mais de mil terrenos por limpar

No âmbito da prevenção e sensibilização para a limpeza de terrenos, a GNR continua a realizar ações de sensibilização junto da população. Ações que acontecem até ao final deste mês de abril, sendo que a partir de 01 de maio arranca a fase de fiscalização da limpeza dos terrenos, com aplicação de coimas para os proprietários incumpridores.
Desde 2019 que a GNR tem registado uma diminuição do número de sinalizações por falta de limpeza de terrenos.
No distrito de Viseu, em 2023 foram sinalizados 1650 casos, em 2022 foram 1258 e em 2021 sinalizou 1391 terrenos por limpar. Em 2020 foram registados 2410 incumprimentos e em 2019 foram 3213.
Este ano, e ainda com dados provisórios, a GNR de Viseu já registou 1107 terrenos em incumprimento de gestão de combustível.

Local/Regional

Trabalhadores da alimentação, limpeza e outros, do Hospital de Viseu, em greve esta segunda-feira

Os Serviços de Alimentação, Lavandaria, Resíduos e Manutenção do Hospital de Viseu sofrem, esta segunda-feira (22 de abril), os efeitos da greve dos trabalhadores da empresa Such, responsável por esses setores.
Afonso Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro, explica que o protesto se deve ao facto de a empresa ter recusado negociar o aumento dos salários e para reivindicar melhores condições de trabalho.
Em dia de greve, os trabalhadores da empresa Such também pretendem concentrar-se, a partir das 09h00, na entrada do Hospital de Viseu.

Local/Regional

Fim-de-semana, na região de Viseu, vai contar com mais nuvens e até pode chover e trovejar

O fim-de-semana (20 e 21 de abril), na região de Viseu, vai contar com maior nebulosidade principalmente durante o dia de sábado.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para céu nublado, aguaceiros, que por vezes podem ser fortes e acompanhados de trovoadas. A temperatura desce ligeiramente.
Para domingo, o céu vai apresentar-se com menos nuvens, mas ainda podem ocorrer aguaceiros e trovoada. No domingo, a temperatura volta a subir.

Arte e Cultura

Penalva do Castelo: Real recebe, no domingo, mais um Encontro de Música Popular (com áudio)

A freguesia de Real, no concelho de Penalva do Castelo, recebe, na tarde de domingo (21 de abril), mais um Encontro de Música Popular. É a 11ª edição.
À semelhança de edições anteriores, o evento também conta com expositores de artesanato e produtos da terra.
O evento, organizado pela Associação Cultural Recreativa e Social de Real (ACRSR), associa-se, este ano, ao percurso pedestre “Trilho de Ryal” que acontece durante a manhã, como realça Paulo Martins, presidente da associação.
No encontro participam grupos de música de Povolide, Cinfães e Mangualde, para além da anfitriã Tuna Realense.
Paulo Martins sublinha que este tipo de eventos é uma mais valia, já que dá a conhecer a freguesia e o concelho e também pela troca de experiências e conhecimentos entre grupos de música participantes.

Local/Regional

Viseu: homem morreu num acidente com um trator em S. João de Lourosa

Um homem de 74 anos morreu na manhã desta sexta-feira (19 de abril) num acidente com um trator, na freguesia de S. João de Lourosa, no concelho de Viseu. O acidente ocorreu numa propriedade agrícola, onde a vítima estaria a realizar alguns trabalhos com recurso ao trator.
De acordo com informações do Comando SUB regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, o óbito foi declarado no local, sendo o corpo transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viseu.
No local do acidente estiveram 17 operacionais dos Bombeiros Sapadores de Viseu, INEM e GNR, apoiados por sete viaturas.