Tabuaço: um detido em flagrante por caça com meios proibidos

Por caça com meios proibidos, um homem de 45 anos foi detido pela GNR, no concelho de Tabuaço.
No decorrer de uma ação de fiscalização, os militares detetaram um indivíduo a caçar aves com recurso a meios proibidos, nomeadamente um chamariz eletrónico, motivo que levou à detenção em flagrante.
No decorrer da ação foi apreendida uma arma de caça, um estojo da arma de caça e um chamariz eletrónico.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Autor: Irene Ferreira
2022-01-21 15:20:13

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: Núcleo Arqueológico do Cumareiro (Póvoa de Cervães) está a ser requalificado (com áudio)

As  obras de requalificação do Núcleo Arqueológico do Cumareiro, em Póvoa de Cervães, no concelho de Mangualde, arrancaram há poucos dias, depois de ter sido aprovada uma candidatura ao programa “Renovação de Aldeias”, através da Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD).
A obra representa um investimento que ronda os 100 mil euros, sendo comparticipada a 80%.
Trata-se de um local onde estão colocadas sete campas romanas. Para além da requalificação, o projeto envolve a construção de um passadiço com cerca de 200 metros de extensão. Será também criado um parque infantil e  uma zona de estacionamento.
Rui Valério, o presidente da União de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, refere que é mais um atrativo para a aldeia.
De acordo com o autarca, a obra deve ficar concluída no mês de julho deste ano.

Local/Regional

Penalva do Castelo: projeto 'Human Energy' venceu concurso municipal de Ideias de Negócio

O auditório do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, recebeu a final municipal do Projeto WANTED “Concurso de Ideias de Negócio”.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, Gesentrepreneur e o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, destinou-se aos alunos do ensino secundário, inserida no âmbito do Projeto de Empreendedorismo nas Escolas da Região Dão-Lafões.
Na final municipal, estiveram a concurso sete ideias de negócio: “Candeeiro Inteligente”; “Estufa Inteligente”; “Piezo MAT”; “Data Food”; “Human Energy”; “Fonte Luminosa Renovável” e “Controlo de Carros por Arduino”.
O vencedor do concurso municipal foi o projeto “Human Energy”, ideia desenvolvida pelos alunos Davide Gomes e Rodrigo Silva. O grupo foi premiado com um Jantar no Restaurante “Fleur de Sel”. Todos os concorrentes receberam prémios de participação, constituídos por produtos endógenos do concelho, oferecidos pela Câmara Municipal.
“Com este projeto, pretende-se despertar o espírito de iniciativa e empreendedorismo nos jovens em idade escolar, envolvendo alunos, professores e empresas, reconhecendo e valorizando a criatividade e a inovação”, explica a autarquia penalvense.

Desporto

Fontelo recebe, na quinta-feira, mais um Meeting de Atletismo Inclusivo 'Cidade de Viseu'

A (AMV) Associação Mover Viseu com a colaboração da Associação de Atletismo de Viseu, com o apoio do IPDJ-Instituto Português de Desporto e Juventude - Desporto para Todos, da Câmara Municipal de Viseu e da Federação Portuguesa de Atletismo, vai organizar o “VI Meeting de Atletismo Inclusivo “Cidade de Viseu”.
A 6ª edição do Meeting de Atletismo Inclusivo “Cidade de Viseu” vai ter início às 14h00, na quinta-feira (25 de abril), na pista sintética do Estádio Municipal do Fontelo, com um programa para atletas infantis, iniciados e absolutos em ambos os sexos, com a particularidade de apresentar um programa em simultâneo para atletas adaptados.

Desporto

S. Pedro do Sul: Festa do Atletismo acontece no feriado de quinta-feira

A Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, em parceria com a Termalistur e com o apoio da União de Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões vai levar a cabo, uma vez mais, o Grande Prémio de Atletismo Joaquim Ramalho. 
A prova decorre na quinta-feira, dia 25 de abril, com início às 10h00, no  Parque da Cidade, em S. Pedro do Sul.
“Pretende-se que esta prova de homenagem ao grande impulsionador da modalidade em S. Pedro do Sul seja a festa do atletismo jovem, estando aberta à participação de atletas até ao escalão de sub18”, explica a autarquia local.

Local/Regional

Nelas: parques infantis do concelho estão a ser requalificados

O Município de Nelas está a requalificar os parques infantis em diferentes localidades do concelho, com intervenções que pretendem promover o bem-estar e a segurança das crianças, proporcionando espaços adequados para o seu lazer e desenvolvimento.
Em Senhorim foram alvo de intervenção dois parques infantis, um na localidade de São João do Monte e outro em Igreja (este executado ao abrigo de Protocolo estabelecido com a Fábrica da Igreja), com a substituição total dos equipamentos de recreio. No parque infantil das Caldas da Felgueira "procedeu-se também à substituição dos equipamentos, aplicação de baloiço, escorrega, vedação, bebedouro e painel informativo (estes dois últimos comparticipados no âmbito da Candidatura submetida ao PDR 2020 – Renovação de Aldeias), garantindo assim um espaço renovado e mais atrativo para as crianças desta localidade", explica a autarquia. 
"As obras de requalificação representam um investimento significativo por parte do Município de Nelas, no que concerne ao desenvolvimento e à melhoria das infraestruturas destinadas aos mais pequenos, que ascende aos vinte mil euros, contribuindo assim para a promoção de espaços seguros e adequados às necessidades das crianças, agradáveis e propícios ao divertimento e convívio dos mais novos, momentos fundamentais para um crescimento saudável e feliz, num ambiente acolhedor para todas as famílias", acrescenta.
Brevemente também em Moreira, ao abrigo do Protocolo estabelecido com a Junta de Freguesia, a requalificação vai incidir sobre o equipamento já existente, bem como nas Carvalhas e na Vila, Freguesia de Senhorim, sem esquecer a manutenção dos existentes em articulação com as Juntas de Freguesia.
 

Local/Regional

GNR de Viseu já sinalizou, este ano, mais de 1100 terrenos por limpar

No âmbito da prevenção e sensibilização para a limpeza de terrenos, a GNR continua a realizar ações de sensibilização junto da população. Ações que acontecem até ao final deste mês de abril, sendo que a partir de 01 de maio arranca a fase de fiscalização da limpeza dos terrenos, com aplicação de coimas para os proprietários incumpridores.
Desde 2019 que a GNR tem registado uma diminuição do número de sinalizações por falta de limpeza de terrenos.
No distrito de Viseu, em 2023 foram sinalizados 1650 casos, em 2022 foram 1258 e em 2021 sinalizou 1391 terrenos por limpar. Em 2020 foram registados 2410 incumprimentos e em 2019 foram 3213.
Este ano, e ainda com dados provisórios, a GNR de Viseu já registou 1107 terrenos em incumprimento de gestão de combustível.