Com o objetivo de apoiar crianças em risco de Dislexia, o Agrupamento de escolas de Mangualde em parceria com o Centro de Formação Edufor, acolhe o projeto de Erasmus Predys. Uma das atividades desenvolvidas para debater o tema, decorreu uma formação online, Predys Internacional, com participação de educadores, professores do 1ºciclo e especialistas dos seis países parceiros (Espanha, Portugal, Grécia, Letónia, Turquia e Bulgária).
A ação foi organizada em seis sessões, todas as sextas-feiras à tarde, tendo iniciado no dia 28 de maio e terminado no dia 2 de julho.
Na 1ª e 2ª sessões, dinamizadas pelos parceiros da Bulgária, o foco foi, “O que é a dislexia e como identificar sinais de risco na educação pré-escolar e início do 1ºciclo” e “Prontidão leitora e literacias emergentes”. Na terceira sessão foram discutidas as “Bases para a aprendizagem formal da leitura – Como preparar as crianças”. Uma acão dinamizada pela Letónia. Na quarta sessão o tema tratado foi “O que podem fazer os educadores/professores para apoiar crianças em risco de dislexia”, dinamizada por Espanha e por Portugal.
A quinta sessão ficou a cargo da Grécia que abordou a “Comunicação com as famílias, o papel da família, estratégias de grupo” e da Turquia, com “Tecnologias de apoio e outros recursos”. A 6ª e última sessão realizou-se no passado dia 2 de julho, havendo uma partilha de experiências e discussão alargada a todos os participantes.
Por outro lado, a equipa portuguesa, em contexto nacional e em parceria com o Centro de Formação EduFor, dinamizou, online, uma Formação acreditada na modalidade de Oficina, destinada a docentes interessados e implicados nesta temática.
A oficina de formação enquadra-se no âmbito do Projeto Erasmus+ “Predys – Apoiar crianças em risco de dislexia na transição do pré-escolar para o 1º ciclo”, e “pretende dar corpo a um dos seus objetivos, mais concretamente, a utilização de uma checklist concebida para identificar alunos em risco de dislexia e a mobilização das ferramentas de trabalho Predys, aplicando, monitorizando e discutindo os efeitos da sua aplicação em contexto de sala de aula”, refere a organização.