Contestatários do Plano de Fomento Mineiro promovem caminhada

Opositores às minas, na zona de Mangualde e outras regiões, promovem no sábado (21 de agosto) uma caminhada na zona de Gonçalo, no concelho da Guarda, no âmbito de um protesto contra o Plano de Fomento Mineiro.
A caminhada “Não às Minas, Sim à Vida” é organizada pelo Movimento ContraMineração Beira Serra, pela Greve Climática Estudantil da Guarda e pela Associação Guardiões da Serra da Estrela.
A iniciativa, marcada para sábado, para a área da mina de Gonçalo, terá início pelas 09:30, junto da escola daquela vila do concelho da Guarda.
“Esta caminhada inscreve-se no protesto contra o Plano de Fomento Mineiro que colocou 4.788 km2 da região Beira Serra sob pedidos privados de prospeção e pesquisa, que abrangem um total de 15 zonas de 34 concelhos, bem como três zonas (Guarda - Mangualde, Argemela e Massueime) com uma área de 1.536 km2 destinadas a concurso público internacional promovido pelo Governo português, e ainda uma zona já em vias de exploração a céu aberto, também na Argemela, com 403,71 hectares”, referem os promotores em comunicado.
Segundo a nota, o plano, que abrange outras áreas rurais do interior do país, “é um atentado aos direitos fundamentais plasmados na Constituição da República Portuguesa, nomeadamente à liberdade, qualidade de vida, saúde das populações e ao Ambiente, e compromete severamente o percurso de desenvolvimento sustentável destas regiões desenvolvido nas últimas décadas, alicerçado na qualidade de vida, do ambiente e dos produtos endógenos, na agricultura e no turismo”.
Acrescentam que “qualquer método de mineração implica consumos elevadíssimos de água, insustentáveis numa região sistematicamente em seca severa ou extrema”.
“Concomitantemente, e face à diversidade de recursos minerais que se pretendem extrair, a água utilizada torna-se um efluente contaminado por metais pesados e ácido, cujo tratamento origina lamas tóxicas que deixam impactes negativos permanentes”, alertam.
De acordo com o comunicado, “a mineração origina, ainda, poeiras que se depositam nas áreas envolventes, causando problemas respiratórios nas populações e animais e perturbando o crescimento vegetal o que, em zonas uraníferas como na área da Beira Serra, comporta um risco acrescido por serem poeiras radioativas”.
Os organizadores também sustentam que, “contrariamente ao que o Governo e as empresas pretendem fazer crer, este ‘progresso’ não é desenvolvimento, pois na verdade gerará poucos postos de trabalho localmente (todos eles precários), e num horizonte temporal de laboração de entre 10 a 20 anos, após o qual já terá destruído o tecido de micro e pequenas empresas que se desenvolveu nas últimas décadas, já terá aumentado a desertificação populacional e a seca e a poluição serão críticas”.

Autor: Irene Ferreira
2021-08-18 09:34:47

 

Área mineira da Cunha Baixa, Mangualde

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Natação: Académico de Viseu triunfou por quatro vezes no Regional de Clubes, em Estarreja

O Académico de Viseu arrecadou quatro vitórias absolutas no Campeonato Regional realizado em Estarreja, no fim-de-semana de 20 e 21 de abril, onde os nadadores viseenses saíram com uma elevada percentagem de records pessoais, aumentando assim o número de atletas apurados para os Nacionais. 
A prova contou com a presença de 16 clubes. Do Académico de Viseu,  André Moura foi o melhor em competição nos 100 e 200 Bruços, vencendo os 200 Estilos.
Madalena Figueira foi a vencedora dos 200 Costas, com 2.26.38s, com novo máximo pessoal. 
Nota ainda para Matilde Fernandes que garantiu a presença nos Nacionais desta época, com a prestação nos 200 Estilos. 
A equipa de natação do Académico entra agora num ciclo de competições, com a disputa de uma prova para Cadetes, nos dias 27 e 28, no XX Torneio Cidade de Espinho. Ainda no dia 27 os academistas marcam presença em Coimbra no XXXVIII Torneio Sigeo Tsukagoshi, no Complexo Olímpico. Logo no dia 01 de maio os academistas deslocam-se a São João da Madeira onde disputam o III Torneio 1ª Braçada, em Cadetes. Três dias depois segue uma equipa para o Complexo Olímpico de Coimbra, onde decorre o Meeting Internacional “Queima das Fitas”, disputando-se em simultâneo o Torneio Vila Danta, em Espinho, onde o Académico também marcará presença. Este ciclo termina no dia 11 de maio, com o LeiriaSwim, onde o Académico levará uma comitiva composta por 45 atletas, para disputar a competição em Cadetes, Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores.
 

Local/Regional

Mangualde:Assembleia Municipal Jovem aconteceu esta terça-feira. Várias propostas foram apresentadas

A Biblioteca Municipal de Mangualde acolheu, esta terça-feira (23 de abril), a 3ª edição da  Assembleia Municipal Jovem de Mangualde.
A atividade, promovida pela Assembleia Municipal tem como objetivo criar políticas orientadas para as preocupações e necessidades dos jovens do concelho. Elisio Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, realçou a importância da colaboração dos jovens no desenvolvimento do concelho.
Duas listas e a Associação de Estudantes apresentaram diversas medidas que consideram importantes para os jovens locais. A lista A propôs, à autarquia, a circulação de um autocarro urbano, a criação de uma agenda cultural, apoio de transporte aos alunos das escolas que pretendam participar nas iniciativas abertas das diversas universidades e ainda a construção de um pavilhão multiusos, como refere Gonçalo Nogueira.
Já a lista “B” sugeriu a criação de equipas de voluntários, mais atividades de lazer para manter os jovens no concelho, maior divulgação dos eventos municipais e também a criação de  bebedouros nas escolas e ecopontos, como salienta Mariana Loureiro.
Por fim, o representante da Associação de Estudantes, Diogo Rodrigues, também sugeriu a construção de um complexo polidesportivo e a criação de um Centro de Apoio e Incentivo ao Estudo.
 Presente na sessão esteve o presidente da Câmara Municipal. Marco Almeida considerou as medidas, apresentadas pelos alunos, como pertinentes e realçou que algumas estão a ser pensadas pela autarquia. O autarca considera os contributos dos jovens fundamentais.

Local/Regional

Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira venceu a sessão distrital do Programa Euroescola

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, ficou em primeiro lugar na fase distrital do Programa EUROSCOLA de 2024. Cinco das vinte e quatro escolas que participaram no programa Parlamento dos Jovens do distrito de Viseu, concorreram ao Euroscola: Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades e Escola Secundária Alves Martins.
O tema do concurso na edição 2024 é "Promover a paz, os seus valores e bem-estar dos povos”.
O júri, constituído por: Leonor Barata (Presidente do Júri) – Vereadora com os pelouros do Património, Cultura, Ciência, Turismo e Ação Social da Câmara Municipal de Viseu, Joana Martins – Coordenadora do Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu e Adriano Resende – Tenente-Coronel, Comandante do Comando Territorial de Viseu da GNR, avaliou os trabalhos escritos e a apresentação oral, tendo atribuído a vitória ao Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, representado pelos alunos Rodrigo Frias e Afonso de Melo Augusto.
O trabalho vencedor será agora avaliado por um Júri Nacional que irá decidir quais das escolas vencedoras em cada sessão distrital do continente, Açores e Madeira, participarão numa visita para conhecer de perto o Parlamento Europeu.
O Euroscola, em Portugal, é organizado pelo IPDJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com a Assembleia da República, Assembleias Legislativas e Direções Regionais de Juventude dos Açores e da Madeira. Podem concorrer todas as Escolas do Ensino Secundário que participam no Programa Parlamento dos Jovens.

Local/Regional

Mangualde: Câmara Municipal sensibiliza alunos para uso seguro da Internet

Com o objetivo de alertar para o uso seguro da internet, o Município de Mangualde está a promover esta terça-feira (23 de abril) sessões de sensiblização.Cristiane Miranda e Tito Morais do projeto "Agarrados à NET " dialogaram durante a manhã com alunos da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA) sobre a dependência online. "Uma temática muito importante para os estudantes, que pretende promover o bem estar digital", considerou o vereador com o pelouro da Educação, Rui Costa.
A iniciativa, integrada na "Escola Aberta", conta ainda com uma sessão dirigida aos pais e encarregados de educação, marcada para as 18h00.

Local/Regional

Construção da nova residência de estudantes do IPV vai avançar. Já foi assinado auto de consignação

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) assinou, na segunda-feira (22 de abril), o auto de consignação da empreitada para a construção da residência de estudantes IV e para a requalificação das três outras residências existentes.
Dois projetos importantes no aumento da oferta de alojamento para os estudantes, segundo o IPV.
As obras são realizadas no âmbito do Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada tem um valor superior a oito milhões de euros e tem uma duração prevista de 16 meses.
José Costa, Presidente do IPV, sublinhou que “esta empreitada, que melhora e aumenta a oferta de alojamento para estudantes, é uma nova e forte razão no momento das candidaturas ao ensino superior para escolher Viseu e o IPV, com o Campus Politécnico em constante valorização”.
“A nova residência, a renovação das outras três e outras edificações já previstas vão tornar o Campus Politécnico, cada vez mais, um espaço de excelência da vida académica”, acrescenta a instituição de Ensino Superior.

Local/Regional

Chuva e temperaturas mais baixas marcam a região de Viseu nos próximos dias (com áudio)

Esta semana regressa a chuva à região de Viseu. A partir de quinta-feira (25 de abril), as nuvens aumentam e a chuva volta para ficar durante vários dias. A temperatura também está a descer para valores considerados pouco normais para a época, como explica a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com as previsões, o vento vai continuar a soprar com alguma intensidade.