Teatro musical e artes circenses chegam a Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo

O programa “Cultura no Dão” continua durante o mês de setembro em Nelas, Penalva do Castelo e Mangualde com o espetáculo itinerante “Nas Cores da Beira”, uma coprodução da CulturDão e Teatro Hábitos. Com enfoque na cultura e identidade dos territórios, “Nas Cores da Beira” conta com a participação da comunidade local de várias faixas etárias que, pela primeira vez, sobem ao palco e partilham experiências com atores e artistas profissionais.
“Nas Cores da Beira” é o novo espetáculo multidisciplinar e itinerante que percorre os três municípios associados ao projeto de cultura em rede – “Cultura no Dão”. A estreia deste teatro musical e de artes circenses acontece a 31 de agosto na Praça do Município em Nelas e volta à boca de cena em setembro, no dia 2 em Mangualde no Largo Dr. Couto e no dia 4 do mesmo mês em frente à Câmara Municipal de Penalva do Castelo.
Este espetáculo tem a particularidade de chamar a atenção do público devido aos detalhes de cores patentes, não só nos adereços, como também nos figurinos, que contrastam com o preto e branco que pintam o conjunto cénico. Desta forma o espetáculo pretende mostrar que, por vezes, as cores da nossa vida estão naquilo que sentimos, mais do que naquilo que vemos. O elenco composto por atores profissionais, artistas de circo e população local (escolhida num casting realizado em maio).
O espetáculo conta a história da beirã de nome Maria e do lisboeta Ilídio, um jovem casal que, mesmo de terras e estatutos diferentes, vivem uma narrativa de amor sem igual numa aldeia do interior. Entre desencontros, momentos de humor da coscuvilheira da aldeia e os dramas de uma tia de nariz empinado, “Nas Cores da Beira” promete “momentos musicais e viagens pelas paisagens e monumentos da região, numa história que pretende enaltecer a Beira e mostrar as fragilidades e força do amor”, enfatizam João Sá Coelho, responsável pela coreografia e cenografia do espetáculo e Rafael Pina, responsável pela dramaturgia e encenação.

Os espetáculos são gratuitos, mas é necessária a pré-reserva de bilhete

  • Nelas - Reservas 232 942 371 (Posto de Turismo)
  • Mangualde - Reservas 232 619 889 (Biblioteca Municipal) e 232 622 305 (Papelaria Adrião)
  • Penalva do Castelo - Reservas 232 640 020 Câmara Municipal
  • Espetáculo Extra Reserva Canas de Senhorim 232 942 371 (Posto de Turismo)
Autor: Irene Ferreira
2021-08-24 10:44:09

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Chuva e vento forte mantém-se para esta quinta-feira, na região de Viseu

Esta quinta-feira (28 de março), o distrito de Viseu vai continuar com previsão de chuva, por vezes forte. A região vai ainda contar, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com aviso amarelo, devido ao vento que vai continuar a soprar forte e com rajadas.
Vento forte que, esta quarta-feira, provocou a queda de diversas árvores um pouco por todo o distrito viseense. O tempo instável vai manter-se até à primeira semana de abril. A Páscoa promete ser de chuva e com temperaturas ligeiramente  mais baixas.

País

GNR e PSP podem recrutar quase 200 civis para terem mais guardas e polícias em funções operacionais

A GNR e a PSP foram autorizadas a recrutar um total de 193 trabalhadores civis, permitindo transferir para funções operacionais militares e polícias afetos a funções não operacionais.
De acordo com o Ministério da Administração Interna, globalmente, serão 300 os funcionários civis a admitir por várias entidades, como a GNR, a PSP, a Autoridade Nacional de Emergência e
Proteção Civil (ANEPC), a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Esse recrutamento de 300 civis será possível por duas vias: 125 através do já previsto procedimento concursal centralizado (inicialmente com 1.000 vagas e agora com 1.200 previstas) e 175 em concursos adicionais para funções especializadas – nomeadamente médicos, enfermeiros e informáticos.

Local/Regional

Tondela: Termas de Sangemil reabrem na próxima terça-feira

As Termas de Sangemil, localizadas em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, reabrem na próxima terça-feira (02 de abril) para mais uma temporada balnear. O complexo fica de portas abertas até dia 30 de novembro.
Antes da reabertura, o balneário sofreu uma intervenção de manutenção e pequenas reparações por parte das brigadas municipais por forma a que tudo esteja pronto, em segurança e nas devidas condições para o arranque de mais uma época termal.
As caldas de Sangemil realizam curas de doenças reumatológicas e músculo- esqueléticas e ainda das vias respiratórias. No spa estão disponíveis massagens vichy ou a seco, duche de jato ou circular, entre outros tratamentos de bem-estar.
As águas são captadas a uma profundidade de cerca de 100 metros a uma temperatura de 49 graus. O atual complexo termal abriu ao público em 1994, mas as águas sulfurosas são usadas para efeitos terapêuticos há três séculos.
Em 2023, as Termas de Sangemil receberam 637 aquistas, a maioria deles (468) procurou a estância para realizar curas terapêuticas. Foram ainda realizados no complexo 169 tratamentos ligados ao bem-estar.

Local/Regional

Vouzela comemora Dia Internacional do Livro Infantil, esta terça-feira

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora esta terça-feira, 02 de abril, data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen, a Câmara Municipal de Vouzela vai assinalar a efeméride com a apresentação de dois livros infantis.
"Xavier e a sua Bola de Sabão", da vouzelense Suzana Mendes Ramos, e "O meu Amigo Tobi", da sampedrense Diana Cunha Lopes, são as obras que vão estar em destaque na sessão que terá lugar no Auditório Municipal 25 de abril, em Vouzela, pelas 15h00.
Para além de dar a conhecer o trabalho de autoras da região, a atividade pretende chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Mundo

Páscoa Feliz!

Hoje é Domingo de Páscoa. No calendário cristão, a data celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Segundo a Bíblia, após a crucificação e morte de Cristo, recordada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou ao terceiro dia (sexta-feira é o primeiro dia, sábado é o segundo e domingo é o terceiro).
A data serve como momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento.
A Páscoa é celebrada também pela reunião da família, sendo um momento de confraternização e de alegria.
Em Portugal, em diversas localidades, a população católica ainda recebe a visita do compasso pascal no Domingo de Páscoa. O compasso é composto por um grupo de fiéis católicos que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada.

Mundo

Significado do coelhinho e ovos da Páscoa

A tradição do Coelhinho da Páscoa foi transportada para a América pelos imigrantes alemães entre o final do século 17 e o início do século 18.
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao facto da Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.
Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los aos filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos. 

Fonte de texto: Wikipédia