Caramulo Motorfestival, deste ano, com número record de pilotos

A 16.ª edição do Caramulo Motorfestival conta com o “maior número de sempre” de pilotos, além da presença do primeiro automóvel do mundo ou de um modelo usado na saga James Bond, disse esta quinta-feira (26 de agosto), a organização.
“Temos uma rampa muito completa, a maior de sempre em termos de participantes. Estimamos cerca de 400 automóveis por dia em termos de clássicos que se vão juntar ao evento. Temos um alinhamento de pilotos ótimo”, destacou Salvador Patrício Gouveia.
Entre os pilotos que acelerarão no concelho de Tondela, há presenças como a de Adalberto Melim, em automóvel, e Alex Laranjeira, nas motas, que regressa após “alguns anos”, a que se juntam, entre outros, André Villas-Boas, Pedro Villas-Boas, Luís Lisboa ou Francisco Sande.
“Mais de 100 participantes é um número bastante relevante que nos obrigou a aumentar o número de grupos. Antes, eram três grupos de subidas e, desta vez, vamos ter quatro grupos, o que é uma vantagem para os pilotos que ficam menos tempo lá em cima”, explicou João Lacerda, também da organização.
Entre as “variadas marcas” presentes entre 03 e 05 de setembro no Caramulo, a organização destacou a Aston Martin, que levará para o evento “o DB5 [Goldfinger Continuation], do James Bond, que todos se lembram com as metralhadoras, matrículas rotativas e todos aqueles ‘gadgets’” do automóvel, e “outros vários modelos bastante raros a subir a rampa”.
“Este ano, também são os 135 anos da criação do automóvel e vamos ter um Benz de 1886, o primeiro automóvel do mundo, que vai dar umas voltas dentro do circuito. É um carro com três rodas e que terá um piloto vestido à época”, destacou Salvador Patrício Gouveia.
A GNR “também se estreia enquanto participante com automóveis clássicos e motas”, vai haver “muita adrenalina este ano também com a presença de um ‘powerslide’ que vai subir a rampa de lado” e ainda as presenças “clássicas de pilotos que animam” o Caramulo que também tem os habituais passeios e concentrações.
“Temos a ‘biker’s village, que é outra estreia. O evento está a crescer em termos de área e, neste momento, ocupa cerca de 140 mil metros quadrados, e vai agora conquistar a zona do parque do Sameiro que será a área onde está concentrado tudo o que é duas rodas”, explicou.
O espetáculo aéreo “bate o recorde de aeronaves incluídas, com muito tipo de aviões”, assim como em terra, onde estarão “cerca de 1.000 carros” a participar no evento que inclui, este ano, “duas novas categorias” no festival.
“A rampa que em 1979 tinha 3.500 metros, foi baixando para garantir a segurança e, hoje, tem 2.850 metros de extensão. Apesar de não contar para nenhum campeonato e os pilotos só estarem para se divertir, temos duas novas categorias”, adiantou João Lacerda.
A categoria regularidade conta com 72 automóveis, “na qual o carro mais antigo é de 1914 e o mais recente de 2016” e, há ainda duas “subcategorias para os automóveis pré-guerra e a fórmula V”.
Na categoria velocidade, continuou João Lacerda, estão inscritos “29 automóveis, cinco do campeonato nacional de montanha e oito do grupo um Portugal, que corre no campeonato de velocidade nacional”.
“Ao longo dos dias, cada uma destas categorias irá ter três subidas. Entre subidas de prova e de treino, totalizam seis subidas durante o fim de semana”, explicou João Lacerda, que disse que “estarão 36 marcas diferentes de automóveis, o que traduz a variedade do plantel” no evento que conta com 400 pessoas na organização, 70 das quais voluntárias.
De novo nesta edição, está também a componente social que, segundo a organização, “há muito anos que é desejada, mas que este ano é possível de concretizar com as duas iniciativas que são para manter: ‘The Good Drive’, que junta proprietários de automóveis que possibilitam experiências a pessoas que nunca tiveram essa oportunidade”.
A segunda, é a “Race for Good” fundada por André Villas-Boas, que é embaixador de três instituições de solidariedade social, para as quais está “vinculado de forma emocional”, e que juntou para fazer nascer esta associação que quer tornar IPSS.
“Com a presença que tenho vindo a fazer há uns anos no Caramulo Motorfestival, achei que seria uma parceria ótima para sensibilizar ainda mais as pessoas para as causas, arranjar financiamento de diversas formas, como a venda de produtos”, explicou André Villas-Boas, que não escondeu o desejo de “juntar mais associações à “Race for Good”.
Os três dias de festival decorrem sob medidas de segurança sanitária e que quem não tiver certificado digital de vacinação ou teste negativo, poderá fazer no local, “para que o evento decorra com toda a segurança” e, para isso, cada momento “tem o limite de cinco mil espetadores”.
“Com a presença de até cinco mil espetadores em cada momento, prevemos que seja possível passarem pelo Caramulo Motorfestival cerca de 20.000 pessoas, durante os três dias de iniciativa”, calculou Salvador Patrício Gouveia.

Autor: Irene Ferreira
2021-08-26 14:21:12

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi assinalado, esta quinta-feira, em Sátão

O Município de Sátão associou-se, esta quinta-feira (18 de abril) às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982, e aprovado pela UNESCO. Este ano o tema é “Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza”.
Para celebrar o dia, o Município de Sátão, através da disciplina de História e das professoras Conceição Lima e Márcia Teixeira, do Agrupamento de Escolas, realizou uma caminhada, com os alunos do 10ºD, até à Capela de Nossa Sra. da Esperança, localizada em Abrunhosa. "Foi feita uma visita guiada à Capela, com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância da requalificação dos espaços e da manutenção dos mesmos, como indica a Carta de Veneza, para que assim o nosso passado e a nossa história se possam manter por muitos anos e chegar sempre às gerações futuras", explica a autarquia, acrescentando que a visita foi uma mais-valia para os alunos, cujo programa letivo inclui o estudo da arte barroca.
"Destacamos ainda o património arqueológico e religioso existente no concelho de Sátão, salientando a Orca do Tanque – em requalificação, a Orca de Forles, requalificada recentemente, os Conventos de Santa Eufémia e o do Senhor Santo Cristo da Fraga em Ferreira de Aves, o Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos em Romãs e o Santuário do Sr. da Agonia em Avelal", conclui.

Local/Regional

Autarquia de Nelas precisa de técnico de informática para apoiar votação ao Parlamento Europeu

A pensar na eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para dia 09 de junho, a Câmara Municipal do Nelas tem a decorrer um processo de recrutamento para Técnico de Apoio Informático.
Pela primeira vez, em todas as assembleias/secções de voto, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo. Em virtude da alteração, a Câmara Municipal do Nelas pretende contar com técnico de apoio informático junto às mesas de voto em cada uma das assembleias e secções, devidamente credenciados pela Administração Eleitoral, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.
"Para a realização da tarefa, o técnico deverá frequentar uma ação de formação de um dia (seis horas), em instalações do IEFP ou disponibilizadas pela Câmara Municipal", explica a autarquia, acrescentando que o processo será testado no dia 01 de junho nas assembleias de voto.
"A esta vaga, podem concorrer cidadãos com o mínimo de 18 anos, com 12º ano ou Ensino Superior, nas áreas de formação tecnológica em informática, em sistemas de informação e de comunicações", e ter realizado, com aprovação, os seguintes cursos disponíveis gratuitamente na Plataforma NAU:

• Agentes Eleitorais - Membros de Mesa - www.nau.edu.pt/pt/curso/agentes-eleitorais-membros-de-mesa/

• Membros de Mesa - Cadernos Eleitorais Desmaterializados - http://www.nau.edu.pt/.../membros-de-mesa-cadernos.../

• Cidadão Ciberseguro - www.nau.edu.pt/pt/curso/cidadao-ciberseguro/

Inscrições através do formulário disponível em https://formularios.iefp.pt/index.php/536914?lang=pt devem ser realizadas até à próxima terça-feira (dia 23 de abril).

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por violência doméstica. A vítima era a própria mãe

Pelo crime de violência doméstica, um homem de 62 anos foi detido pela GNR, no concelho de Viseu.
No seguimento de uma denúncia, que dava conta de uma alegada situação de violência doméstica, os militares deslocaram-se para o local onde o suspeito ameaçou a vítima, a própria mãe, uma mulher de 83 anos.
No seguimento das diligências policiais, o suspeito foi detido e apreendida uma arma de ar comprimido, a qual tinha sido utilizada para intimidar e ameaçar a vítima.
O homem foi detido e presente no Tribunal Judicial de Viseu, onde lhe foi decretada a medida de coação de afastamento da vítima.

Local/Regional

Cinfães: GNR deteve homem por posse ilegal de armas em contexto de violência doméstica

No âmbito de um processo de violência doméstica, no concelho de Cinfães, um homem de 59 anos foi detido pela GNR.
Os militares apuraram que o agressor infligia violência verbal e física sobre uma mulher de 58 anos.
No decorrer das diligências policiais, a GNR realizou buscas e apreendeu duas caçadeiras, uma carabina, um revólver, uma arma de ar comprimido, 14 munições e 24 cartuchos.
O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Cinfães.

Desporto

Viseu: Joaquim Escada deixa Associação de Andebol e assume vice presidência da Federação (com áudio)

Joaquim Escada, que durante os últimos 14 anos liderou a Associação de Andebol de Viseu, deixou o cargo para avançar para a vice-presidência da Federação Portuguesa da modalidade. Depois de há uns anos ter recusado o convite, vai ocupar o novo cargo na próxima semana. 
À Dão Digital, Joaquim Escada, disse que se trata de um desafio em prol do andebol a nível nacional.
Depois da saída de Joaquim Escada, o novo presidente da Associação de Andebol de Viseu é Henrique da Conceição, até aqui vice-presidente da coletividade. Joaquim Escada considera que a associação está bem entregue.
O novo vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol não tem dúvidas que a prática do Andebol tem vindo a crescer na região e no país.

Desporto

Eleições para a AFV decorrem esta sexta-feira. José Carlos Lopes é recandidato à presidência

A Associação de Futebol de Viseu (AFV) vai a eleições esta sexta-feira (19 de abril). O atual presidente, José Carlos Lopes, é candidato único para mais quatro anos à frente do organismo.
Aquando da recandidatura, José Carlos Lopes realçou a “transparência, dedicação e proximidade” como valores fundamentais para o segundo mandato. A lista, liderada pelo atual presidente, conseguiu o apoio de 88 Clubes/SAD’s /Núcleos de árbitros, num total de 94. 
O ato eleitoral para os órgãos sociais decorre na sede da AFV entre as 16h00 e as 21h00.